Gorduras trans e os malefícios para a saúde

Mude seus hábitos alimentares e de vida, dê preferência por consumir produtos frescos e realize o preparo em casa de forma saudável, procure utilizar gorduras insaturadas, que já tem seus benefícios à saúde comprovados cientificamente como: azeite de oliva extravirgem e óleo de canola, por exemplo

Quando falamos em saúde, não podemos deixar de falar em alimentação. Com a correria do dia-dia, e a falta de tempo para se alimentar corretamente, passamos a comer mais na rua e com isso a alimentação saudável vai ficando de lado.
Você sabia que a nossa alimentação é composta por três grupos alimentares? São eles:
Carboidratos: que se transformam em açúcares em nosso organismo.
Proteínas: são encontradas nas carnes, leguminosas, soja, leite e seus derivados.
Gorduras: conhecidas como lipídeos, são encontradas em óleos, manteigas, margarinas, castanhas e sorvetes.
Vamos falar sobre o grupo das gorduras, que são encontradas de duas formas: gorduras saturadas (de origem animal, carnes, queijos e leites), e as insaturadas encontradas em óleos vegetais.
A gordura trans, passa por um processo químico capaz de transformar óleos vegetais líquidos em gordura sólida na temperatura ambiente. Essa gordura não é sintetizada pelo organismo, e por esse motivo seu consumo deve ser evitado.
O Ministério da Saúde, determinou que é aceitável consumir até 2g de gordura por dia, baseado em uma dieta de 2000 kcal. Esse tipo de gordura traz muitos malefícios para a saúde como: aumento do colesterol ruim (LDL - que aumenta as chances de doenças do coração) e diminui o colesterol bom (HDL - que evita os problemas cardíacos).
Esse aumento do colesterol ruim, pode dificultar a circulação sanguínea pelas artérias, aumentando assim os riscos de infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e o diabete. Entre os problemas causados pela gordura trans, estão as inflamações, alguns tipos de câncer e o aumento da gordura localizada, já que ela se acumula no corpo justamente onde, já existe um estoque maior de gordura.
Uma forma de evitar essas doenças, é diminuir o consumo de alguns tipos de alimentos como: margarinas sólidas ou cremosas, salgadinhos de pacote e congelados, salgadinhos de festa, pizza congelada, pastéis, macarrão instantâneo, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos como, batata frita, entre outros alimentos industrializados.
Mude seus hábitos alimentares e de vida, dê preferência por consumir produtos frescos e realize o preparo em casa de forma saudável, procure utilizar gorduras insaturadas, que já tem seus benefícios à saúde comprovados cientificamente como: azeite de oliva extravirgem e óleo de canola, por exemplo.
Faça exercícios físicos regularmente, caminhe, corra, pedale, nade, esses tipos de exercícios reduzem a ingestão calórica, e principalmente a ingestão de gorduras. Com os exercícios físicos e uma alimentação balanceada, o impacto positivo em sua saúde será visível, semelhante ao de medicamentos. Reduzindo assim, as taxas de açúcar e gordura no sangue.
Cuidar da saúde do corpo não é uma questão de estética, é questão de saúde. As doenças coronarianas são as que mais matam no mundo. Faça um check-up pelo menos uma vez ao ano, e mantenha sua saúde em dia. A recompensa virá em forma de longevidade.

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