Adriana Aguiar participa da I reunião ordinária do Consed de 2020 em Recife

Os gestores estão reunidos na capital pernambucana para tratar da agenda de ações do Conselho em 2020

Adriana Aguiar, titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), está em Recife, capital do Pernambuco, onde ocorre a primeira reunião ordinária de 2020 do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Nos dias 12 e 13 de fevereiro, os gestores estão reunidos com diversas instituições da área de educação de todo o país, para debates e planejamentos.

Diversos assuntos estão em pauta nas discussões do Conselho, entre eles o Novo Fundeb, cuja proposta de emenda à Constituição está em tramitação no Congresso. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é a principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil e perderá a validade em 31 de dezembro de 2020 e, até lá, a emenda em tramitação com a nova proposta deverá ser aprovada. Este é um dos principais e mais importantes temas da área de educação em discussão no país e que exige atenção total dos parlamentares e gestores públicos.

Adriana Aguiar defendeu a importância dos debates dentro do Conselho para assegurar a qualidade do ensino e da aprendizagem. “Nesta abertura oficial das atividades do Consed em 2020, discutiremos temas fundamentais que estão em pauta no cenário da Educação em nível Nacional. Este é o ano em que as escolas recebem o documento curricular da educação infantil e do ensino fundamental. Além disso, mudanças no Fundeb estão passando por discussões no Congresso Nacional e irão impactar todas as redes de ensino no Brasil. Por isso, é fundamental que o Consed atue no sentido de garantir uma educação de qualidade em todos os estados”, destacou.

Agenda

Na ocasião, os gestores discutem sobre o planejamento da atuação do Consed em 2020, além de apresentação de resultados de pesquisa no ensino médio e outras ações desenvolvidas e que serão realizadas, assim como avaliação, formação, alfabetização e currículo. Parte da agenda, o Consed e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentam, ainda, uma parceria com foco na Educação Empreendedora.

Com a participação de representantes do MEC, do INEP e do FNDE, gestores estaduais e federais, serão debatidos, ainda, os próximos passos de programas e projetos realizados em regime de colaboração por ambos os entes.

A programação conta, ainda, com uma conversa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), comandada pelo presidente do INEP, Alexandre Lopes.

FAÇA SEU COMENTÁRIO