Comércio e parques reabrem a partir do dia 08 e shoppings, restaurantes e academias a partir do dia 15

Prefeita afirma que apenas 25% do comércio continua fechado desde o início da pandemia

Após 70 dias desde o início das medidas de fechamento do comércio e outros serviços, as empresas que ainda estão fechadas terão que assinar termo de responsabilidade para poder reabrir, se comprometendo a cumprir medidas como utilização de máscaras e álcool em gel pelos colaboradores e clientes, manutenção de um número reduzido de pessoas ao mesmo tempo nos estabelecimentos, entre outras medidas. (continua abaixo)

Reabrem no próximo dia 08: Comércio varejista, Concessionárias, Lojas de departamentos, Parques e Praças.

Reabrem no próximo dia 15: Shoppings (com exceção da área de entretenimento), Restaurantes, Academias, Escolas de natação e esportivas. 

Esta é a fase 4 das cinco fases possíveis e a última antes do controle da pandemia.

Para prefeita, caso não tivessem sido tomadas providências ao invés dos 492 confirmados até agora, esse número seria de quase 1.500 casos. "Isso mostra a eficiência das medidas que tomamos desde o início e o comprometimento das pessoas que aderiram a elas".

Segundo Cinthia, desde o início das medidas várias atividades comerciais foram liberadas, total ou parcialmente, de forma que apenas 25% das empresas permanecem fechadas.

A prefeita disse que a pandemia não está controlada, mas os indicadores permitem a reabertura gradual do comércio, pois a quantidade de leitos de UTI e respiradores disponíveis em Palmas é de 70%. O secretário da Saúde destacou o apoio às medidas do governo do estado, como a reserva de leitos para os pacientes locais, uma vez que pacientes do Pará estavam vindo se internar em Palmas. Atualmente 12 leitos de UTI são ocupados por pacientes do estado vizinho. "Se essa migração de pacientes continuasse nós não teríamos mais leitos nem na rede pública e nem na rede privada", declarou.

Errata: publicamos anteriormente que o comércio iniciaria a reabertura na quarta-feria, dia 03. Pelo erro, pedimos desculpas.

FAÇA SEU COMENTÁRIO