PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Adapec monitora plantio de soja para garantir controle da ferrugem asiática

O plantio encerrou no dia 15 de junho e a colheita deve ser feita até 30 de setembro.

Publicado em

Com o objetivo de prevenir e controlar pragas capazes de provocar danos econômicos às lavouras de sojas nas várzeas tropicais no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), continua monitorando a ferrugem asiática em 100% da área cultivada na safra 2020. A região é formada pelos municípios de Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Lagoa da Confusão, Cristalândia e Pium.

O plantio de soja nas várzeas teve início em 20 de abril e encerrou em 15 de junho, após prorrogação de 15 dias solicitada pelos produtores rurais que cultivam sementes da oleaginosa nas várzeas. Atualmente, a maioria das lavouras já se encontra em fase final para a colheita, que se encerra no próximo dia 30 de setembro.

“Vale destacar que mesmo no período de pandemia, o Governo do Tocantins, por meio da Adapec manteve a vigilância e o controle da ferrugem asiática em todas as áreas cultivadas. Isso demonstra o nosso compromisso com a sanidade vegetal, que garante de forma estratégica, que o Estado continue produzindo sementes de qualidade,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Leia Também:  Comissão debate nova lei de agrotóxicos para o Tocantins

Reunião com produtores de soja da região sudoeste

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha acompanhado do vice-governador Wanderlei Barbosa, do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado, autoridades e empresários do setor do agronegócio participam nesta sexta-feira, 11, em Lagoa da Confusão, de uma reunião com os produtores rurais da região sudoeste do Estado, onde discutem a importância do plantio de sementes nas várzeas tropicais e farão visitas em campo aos projetos de pesquisas. O evento é organizado pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest).

Dados

De acordo com os dados, foram cultivadas nesta safra 66.120 hectares, o que representa um aumento de 6,3% a mais que o ano passado, onde foram plantados 62.200 hectares.

Excepcionalidade

Desde 2006, excepcionalmente a Adapec autoriza a semeadura e a manutenção de plantas vivas de soja, dentro do período do vazio sanitário, conforme previsto normativo da agência, em planície tropical (várzea), sob sistema de subirrigação, somente nos casos de plantio para sementes e pesquisa/ensino.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Declaração obrigatória de animais poderá ser antecipada

Published

on

Com o objetivo de manter o controle sanitário dos rebanhos visando à abertura de novos mercados, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que as propriedades que enviarão animais de produção para leilões ou abates no início de maio, deverão antecipar a declaração de informações pecuárias, a partir da próxima segunda-feira (22). A campanha estadual de declaração para os demais públicos iniciará no dia 1º e seguirá até 31 de maio. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias.

 

Campanha de declaração de informações pecuárias

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a declaração e atualização das informações pecuárias são essenciais para o sistema de defesa sanitária do Tocantins. “

Para fazer a declaração de informações pecuárias, o produtor deve ir até um escritório da Adapec e preencher o formulário. Quem deixar de declarar as informações sobre todas as espécies de animais, pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Leia Também:  Agrotins realiza ação solidária para beneficiar pacientes do hospital de câncer de Barretos

 

Vigilância no campo

Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, a Adapec está realizando no Tocantins, um estudo soroepidemiológico para comprovação da ausência de circulação viral da febre aftosa. São 1.171 animais envolvidos no estudo, de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA