PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

PF investiga suposto superfaturamento de R$ 7 milhões na compra de camas hospitalares

Segundo a Polícia Federal a SES pagou 227% mais caro que os preços de mercado

Publicado em

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, deflagrou nesta sexta-feira (18), a Operação “Cama de Tut”, visando apurar supostos ilícitos relacionados à aquisição de 590 camas hospitalares pelo Governo do Estado do Tocantins.

Os investigados são suspeitos de fraudar o processo licitatório conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde e alienar os leitos com valores cerca de 227% superiores aos praticados pelo mercado e pela própria empresa que venceu o certame, conforme apurado pelos investigadores, pelo Tribunal de Contas da União-TCU e pela Controladoria Geral da UniãoTCU.

Aproximadamente 30 Policiais Federais cumprem 6 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nas cidades de Palmas/TO e São Paulo/SP.

Além da obtenção de novas provas, busca-se verificar a efetiva entrega dos bens adquiridos e o suposto pagamento de vantagens indevidas. O potencial de superfaturamento apontado pelos órgãos de controle seria de mais de 7 milhões de reais.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude a licitação e peculato, cujas penas somadas podem chegar a 16 anos de reclusão.

Leia Também:  PM prende homem por tráfico de drogas em Paraíso

A operação “Cama de Tut” é uma referência ao luxuoso leito do faraó Tutancâmon, uma vez que as injustificadas especificações do certame limitaram o processo aquisitivo a apenas um modelo de cama hospitalar, tida como uma das mais requintadas do mercado.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Operação da PF apreende arsenal com fuzil, pistolas e munição em Palmas

Published

on

A apreensão foi durante a 26ª fase da Operação Lesa Pátria. No endereço alvo das buscas, em um apartamento de um condomínio na Arse 41 em Palmas, foi encontrado um cofre com armas e munição.

Foram encontrados um fuzil, pistolas e revólver, além de carregadores, muita munição e equipamentos táticos.

Ao todo a Polícia Federal cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros para identificar financiadores dos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público pelos ataques cheguem a R$ 40 milhões.

Segundo a PF, as investigações continuam.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Homem é preso pela PM em Dois Irmãos expondo arma de fogo na cintura
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA