Prefeita Cintia Ribeiro é reeleita em Palmas para mais quatro anos com 46.243 votos

Geórgya Laranjeira Corrêa -  A prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro (PSDB) foi reeleita por mais quatro anos, neste domingo, 15, na capital mais nova do país, 36,24% que corresponde a 46.243 dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Júnior Geo (PROS), com 14,52% dos votos. Eli Borges (SD) ficou em terceiro lugar, com 13%, e Tiago Andrino em quarto, com 12,31%. Foram contabilizados 2,56% de votos brancos (3.499) e 5,33% de nulos (7.276). 

Em Palmas a eleição é decidida em primeiro turno porque a cidade não tem o número mínimo de 200 mil eleitores, previsto na legislação para realização de segundo turno. Além do PSDB, a coligação de Cinthia, 'Palmas só Melhora', também é composta por MDB, Rede, DEM, Patriota e Avante. Palmas elegeu ainda 19 vereadores, sendo que o mais votado foi Marilon Barbosa (DEM) com 2921 votos, em segundo lugar, Pedro Cardoso (DEM) com 2898 votos e em terceiro lugar Professora Janad Valcari (Pode) com 2.046 votos. (continua abaixo)

Após sua reeleição Cinthia Ribeiro parabenizou agradeceu aos eleitores. “O processo foi muito limpo, transparente e rápido. Só tenho a agradecer a todos os eleitores que votaram e os que não votaram em mim, pois governaremos para todos. Tivemos uma campanha da paz, propositiva nessa pandemia e o meu sentimento é de dever cumprido e de gratidão, e agora no segundo mandato nossa meta é concretizar os projetos que já começamos”, disse Cíntia.

A prefeita defende a política de direitos e participação social das mulheres. É considerada a gestora da habitação, deu abrigo a mais de 3.500 famílias da capital. Também se destacou com a retomada das obras de duplicação das ruas e avenidas das principais quadras de norte a sul da capital. Tem por meta ainda, melhorar a área da saúde, esporte, educação etc.

Nessa eleição 2020, a capital contou com um marco histórico devido a diversidade de candidatos, sendo 12 para prefeito e quase 450 candidatos para o cargo de vereador. A cidade contou com 553 seções de votação espalhadas de norte a sul. Segundo dados estatísticos do IBGE de 2018, a capital conta com uma população de 306.197 habitantes, sendo que destes 180.524 são eleitores. Durante o período eleitoral, a chefe do executivo liderou as intenções de voto na capital, conforme revelou as pesquisas publicadas na imprensa.

Perfil

Cinthia Alves Caetano Ribeiro é natural de Anápolis – Go. Tem 43 anos, é viúva e mãe de João Antônio, de 13 anos. Cursou fonoaudiologia em Brasília – DF, onde também trabalhou no Congresso Nacional, local onde conheceu o saudoso senador João Ribeiro, com quem casou e aprendeu a fazer política. Sempre esteve participando das articulações e interlocução com os líderes tocantinense. Com o falecimento do esposo, Cintia renovou suas forças para assumir a criação do filho e os negócios da família. Filiou-se a alguns partidos onde lhe rendeu indicação como vice-prefeita de Carlos Amastha em 2016. Com a renúncia do prefeito em abril de 2018, Cintia assumiu a cadeira e a caneta e desta forma vem mudando a gestão da cidade.

FAÇA SEU COMENTÁRIO