Na manhã de hoje, 08, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, participou de uma sabatina na Câmara Municipal de Gurupi. Após responder aos questionamentos dos 15 vereadores, o novo presidente foi aprovado por unanimidade. O ato é previsto na Lei Municipal nº 1970/2011. (continua abaixo)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

    Desde 04 de janeiro, Miranda ocupava o cargo de presidente interino da Fundação UnirG, após nomeação feita pela prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

     “Conforme determina legislação, o presidente interino deve passar por uma sabatina, para que os vereadores deliberem se ele tem capacidade técnica para a função. Nós desejamos ao presidente que ele trate o maior patrimônio da nossa cidade com zelo, que construa a sua gestão de forma participativa com os professores e servidores da Instituição”, disse o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Maciel.

    Entre os assuntos discutidos na sessão extraordinária, a expansão da UnirG para outros municípios e as ações para o incremento de receita na Instituição foram alguns dos destaques.

    Segundo Thiago Piñeiro, “levar a Instituição para outras localidades traz vantagens para a Instituição e para a sociedade. Isso irá gerar mais receita, juntamente com a possibilidade de oferta de cursos híbridos, o que deverá ser discutido com a Reitoria”.

    Miranda também destacou a importância da UnirG para a sociedade. “A Instituição possui uma missão social relevante, que vai além de formar profissionais para o mercado de trabalho. A UnirG é uma referência de excelência na região e que está no coração dos gurupienses”, frisou.

    Ao final da sabatina, o presidente agradeceu a confiança dos vereadores e a indicação da prefeita Josi Nunes para o cargo. “Esse momento é muito válido para que os legisladores conheçam o gestor, suas intenções e possa ocorrer uma aproximação entre a Fundação e a Casa de Leis”, finalizou.

    Autonomia e unificação

    Thiago Piñeiro Miranda assume a gestão da Fundação UnirG com a missão de atuar no processo de transição que visa a conceder a autonomia da UnirG, e unificar a gestão da Instituição na pessoa do reitor.

    “O processo de unificação se dará por meio de uma comissão para este fim, que irá traçar as diretrizes procedimentais.  Durante o curso desse processo, iremos promover uma gestão pautada pela busca incansável do consenso, e dentro da legalidade buscando atender às justas reivindicações dos servidores”, declarou Thiago.

    O novo presidente destacou que pretende concretizar ações baseadas em avanços e crescimento. A meta é fazer da UnirG referência em ciência e tecnologia. “Vamos trabalhar em consonância com a comunidade acadêmica, promovendo o apoio à pesquisa científica, inovação tecnológica, sem perder de vista a função social da Universidade”.

    Miranda afirma ainda ter conhecimento da responsabilidade que assume ao presidir a UnirG, uma Instituição que tem o apreço de todo Gurupiense. Especialmente da Prefeita Josi Nunes, já que seu pai foi o fundador da Instituição em fevereiro de 1985, enquanto Prefeito de Gurupi.

    Formação

    Professor Thiago Piñeiro Miranda é advogado com atuação na área de direito público, com graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Possui especializações em Direito Constitucional (Unitins), Ciências Políticas (UFT), Estudos de Política e Estratégia (ADESG), Direito Civil e Processo Civil (UniCatólica) e Direito Eleitoral (UFT), é mestrando pela Universidade Católica de Brasília e doutorando pela Universidad Museo Social Argentino/Argentina.

    Atuou como docente em Graduação e Pós-Graduação, tendo lecionado nas Faculdades Católica do Tocantins e ITOP, ambas em Palmas. Exerceu a função de Assessor Jurídico de Procurador de Justiça, no Ministério Público do Estado do Tocantins, com atuação em segunda instância durante 12 anos, e como Assessor Jurídico do Corregedor Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantins por 2 anos.

FAÇA SEU COMENTÁRIO