Deputada propõe dia de folga para realização de exames contra o câncer

Exames de câncer de mama e de útero podem ser complexo e demorar várias horas

O Dia Mundial do Câncer, lembrado em 4 de fevereiro, tem como objetivo ampliar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano. (continua abaixo)

No Tocantins, a Lei 3.548/2019, de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), permite que todas as trabalhadoras do Estado tenham o direito a uma folga anual para a realização de exames preventivos contra o câncer de mama e colo de útero.

No Dia Mundial do Câncer, Vanda Monteiro lembrou a importância da realização dos exames preventivos de rotina e o direito adquirido por meio da lei. “A folga anual para a realização do preventivo é um avanço na nossa legislação e que dá as nossas tocantinenses a tranquilidade de cuidar da saúde sem nenhum prejuízo em sua rotina de trabalho. A lei está em vigor e todas as mulheres devem fazer valer esse direito”, destacou a parlamentar.

Deputada Vanda Monteiro

Na Assembleia Legislativa um projeto de lei também de autoria de Vanda Monteiro que dispõe sobre a folga anual para que homens realizem os exames preventivos contra o câncer de próstata tramita nas Comissões. 

Câncer de mama e útero

Em 2020, a estimativa para o Tocantins de diagnóstico de novos casos de câncer, para cada 100 mil habitantes, seria de 290. Palmas teria confirmado novos 30 casos. Já para o câncer de colo de útero a estimativa era de 220 em âmbito Estadual, sendo 40 na capital. Os números são do Instituto Nacional do Câncer- Inca.

O levantamento completo pode ser conferido em https://www.inca.gov.br/estimativa/estado-capital/tocantins-palmas

FAÇA SEU COMENTÁRIO