Centro de Desenvolvimento da região sul do estado realiza oficina com apoio do Governo

Reunião em ambiente virtual tratou sobre desenvolvimento regional

Geórgya Laranjeira Corrêa / Governo do Tocantins - O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio Silveira, participou na última quinta-feira, 11 da 1ª Oficina de Definição dos Alvos do projeto CDR Sul do Tocantins, organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, que tem como objetivo desenvolver e implantar projetos para estimular a economia local. O evento contou com a participação de representantes de ecossistema da Ciência, Tecnologia e Inovação no país em prol do desenvolvimento regional, como Governo, academia e setor produtivo. (continua abaixo)

Em ambiente virtual, foi discutido com o setor produtivo, poder público, sociedade civil e comunidade científica, o Projeto Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), suas perspectivas e expectativas na região Sul do Tocantins. Também foi abordado Metodologia de Trabalho na Oficina – CGEE e definição de objetivos estratégicos e sistematização de resultados.

O evento foi promovido pela Fundação Unirg, juntamente com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e contou ainda com representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade do Tocantins (Unitins), Sebrae, Embrapa. Ainda contou com a presença da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes e demais representantes dos municípios da região sul do Estado e de parlamentares da bancada federal como, Deputada Federal, Dorinha Seabra (DEM-TO), Deputado Federal, Vitor Lippi (PSDC-SP).

Contou ainda com a presença do Assessor Parlamentar da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, Professor, Paulo Barone, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado. Também participou, o Analista de fomento da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), Kallil Langle Castro Maia.

 Durante a reunião o presidente da Fapt, Márcio Silveira destacou as ações de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pelo Governo através da Fapt, como os editais de produtividade que estão em fase de análise e o Parque Tecnológico em andamento. “O desenvolvimento do Estado depende da integração das universidades com o setor produtivo. E Gurupi é um exemplo, o grupo CDR tem feito um excelente trabalho, principalmente pela importante mobilização que tem feito, tanto no âmbito municipal, como estadual e federal em prol do fortalecimento do ecossistema”, ressaltou o gestor.

Conceito

O Centro de Desenvolvimento Regional Sul do Tocantins é um projeto que articula as instituições de educação superior e CTI na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento da região. Este é o espaço de elaboração, consolidação e dinamização das agendas regionais. Compete aos CDR exercitar a mobilização dos atores locais, traçar as estratégias de atuação e construir as agendas para, na sequência, colocar em movimento as ações planejadas, com transformação da realidade local por meio da geração de iniciativas inteligentes, sustentáveis e inclusivas. 

 

 

FAÇA SEU COMENTÁRIO