PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

PARLAMENTARES

Ações e serviços da Fesp são apresentados em audiência pública na Câmara Municipal

Marttha Ramos, fez a prestação de contas das atividades do 1º Quadrimestre de 2021.

Publicado em

 

Na manhã desta terça-feira, 25, a presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Marttha Franco Ramos, participou da audiência pública na Câmara Municipal de Palmas para a apresentação do Relatório de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2021 da área da saúde da Capital, especificamente daquelas realizadas pela Fesp. A audiência acontece a cada quatro meses e tem como objetivo tornar públicas as ações e serviços realizados pela gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) em Palmas. (continua abaixo)

A Fesp é uma instituição de ensino que tem como finalidade promover a educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no âmbito do SUS na Capital. A Escola é ligada à Rede Municipal de Saúde de Palmas e, por isso, a sua presidente esteve presente na Câmara para demonstrar aos vereadores e demais presentes as principais ações desenvolvidas pela Fundação no 1º quadrimestre deste ano.

Segundo Marttha Ramos, diante da pandemia da Covid-19 a Fesp se reinventou para manter as suas atividades com a mesma qualidade, adaptando cursos, capacitações e treinamentos para o formato online. Cerca de 80 qualificações virtuais foram realizadas pela Fundação nos últimos quatro meses, todas elas focadas na formação e educação permanente dos profissionais de saúde do Município. Muitas dessas atividades tiveram como parceira, além da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), outras instituições de ensino de Palmas, como Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ceulp/Ulbra, Itpac, Fapal e ITOP.

Leia Também:  Alunos da escola Frederico Pedreira participam do projeto Assembleia vai à Escola, de Janad Valcari

Em sua explanação, a presidente destacou o Curso de Geoprocessamento oferecido para profissionais atuantes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) e o também o Viver-Sus, evento criado pela Fesp para acolher os novos profissionais residentes que vão integrar, pelos próximos dois anos, os programas de residência em saúde da Instituição. Desde 2013, a Fesp já formou cerca de 340 especialistas em diversas residências, como ‘Medicina e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade’, ‘Enfermagem Obstétrica’, ‘Saúde Mental’, ‘Oftalmologia’ e ‘Medicina Veterinária’. Em 2021, ingressaram nesses programas aproximadamente 100 novos residentes por meio de processo seletivo.

“Os programas de residência da Fesp recebem profissionais do Brasil inteiro, do Norte, Centro-Oeste, Sul e Nordeste. Somos referência por causa da qualidade das nossas especializações”, disse Marttha Ramos, lembrando ainda que aos residentes recebem bolsa do Ministério da Saúde e também uma contrapartida do Município de Palmas, o que garante condições para que esses profissionais se mantenham financeiramente durante os dois anos de estudo e prática.

Leia Também:  Dorinha assume Vice-Presidência da Comissão de Educação da Câmara

Manejo da Covid-19

Outra ação destacada durante a apresentação desta terça foi o curso de atualização sobre o manejo de pacientes acometidos pela Covid-19, realizado no mês de maio no intuito de capacitar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais que atuam na linha de frente de combate à pandemia, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades sentinelas da Capital.

Ramos disse ainda que, em virtude das constantes atualizações, esses profissionais estão totalmente preparados para cuidar dos pacientes contaminados pelo novo coronavírus, desde os casos leves ou suspeitos até o tratamento intensivo, que exige o uso de ventilação mecânica e o monitoramento constante dos parâmetros da doença.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARLAMENTARES

Ponte que liga Palmas a Luzimangues passa a se chamar José Wilson Siqueira Campos

Published

on

A Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas ao Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, passa a denominar-se Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto de
lei, de autoria do deputado Eduardo Fortes (PSD), foi aprovado na sessão matutina desta quarta-feira, dia 13.

Segundo a justificativa do parlamentar, o ex-governador, falecido aos 94 anos, em 04 de julho de 2023, foi indiscutivelmente um dos maiores líderes políticos do Tocantins deixando um legado inestimável. “Siqueira
foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, um incansável defensor dos interesses do povo tocantinense”.

Outro argumento do deputado é o de que o nome original da ponte não possui uma denominação atribuída por lei, pois obedece a um Decreto Executivo, tornado nulo através de sentença judicial transitada em julgado.

“Nesse sentido, atendemos todos os dispositivos atribuídos pela Lei 821, de 1996, que dispõe sobre a denominação de Logradouros, Obras, Estabelecimentos, Serviços e Monumentos Públicos e dá outras providências”, afirma Eduardo Fortes.

Comenda

Leia Também:  Stalin quer proibir uso de capacetes em estabelecimentos comerciais

O ex-governador também teve outra homenagem aprovada, dessa vez proposta pelo deputado Mantoan (PSDB), no Projeto de Resolução que institui a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos”.

De acordo com o projeto, a homenagem busca “preservar a imagem, a memória e a marcante personalidade de homem público, com vida laboriosa, do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Tocantins, o desbravador dos cerrados planaltinos”.

A data de entrega da Comenda deverá ocorrer na Sessão Solene realizada anualmente no mês de outubro.

 

Crédito – Foto: Clayton Cristus

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA