PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governo entrega mais de 5 mil kits de alimentos para estudantes da rede estadual

Terceira etapa de entrega de kits de alimentos abrange nove municípios da Regional de Gurupi.

Publicado em

Um total de 5.428 kits de alimentos já foram disponibilizados para os estudantes da rede estadual de ensino na terceira etapa da ação desenvolvida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Nesta quinta-feira, 17, a secretária da Seduc, Adriana Aguiar, acompanhou a entrega no município de Figueirópolis. (continua abaixo)

“Fazemos questão de acompanhar todo o processo, visto que é uma determinação do Governador que os kits cheguem a todos os estudantes o mais rápido possível. Já na próxima semana, as entregas também serão direcionadas para os municípios da região do Bico do Papagaio, nas escolas da Regional de Araguatins. Hoje, é uma grande alegria estar aqui em Figueirópolis e vamos avançar para os 139 municípios”, ressaltou a secretária.

A terceira etapa de distribuição dos alimentos abrange nove municípios da regional de Educação de Gurupi. A ação começou no dia 11 de junho pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Crixás do Tocantins e Formoso do Araguaia. No dia 15 de junho, foram estendidas para Araguaçu, Dueré, Figueirópolis, Sucupira e Talismã, somando 5.428 kits já disponíveis às famílias dos estudantes da rede estadual para retirada nas unidades de ensino.

Leia Também:  Em continuidade à reforma administrativa, Governo do Tocantins exonera secretários executivos

Em Figueirópolis, a secretária Adriana Aguiar esteve nas duas unidades de ensino da rede estadual no município: Colégio Estadual Alair Sena Conceição e Colégio Estadual Cândido Figueira. Juntas, as escolas somam 564 estudantes matriculados. Cada estudante vai receber um kit de alimento.

Uma das beneficiadas foi a assistente administrativa, Maria José Gomes Carvalho. Moradora de Figueirópolis há mais de 40 anos, ela tem uma filha matriculada no Colégio Estadual Alair Sena Conceição. “De modo geral, o kit é muito importante, pois é um auxílio para quem está necessitando. Muitos alunos têm na alimentação escolar a sua principal refeição, então é uma ajuda nesse momento em que eles estão em casa”, pontuou.

A estudante Fernanda Carvalho do Nascimento, do 3º ano do ensino médio, destacou que a entrega dos kits de alimentos faz toda a diferença na vida dos estudantes. “É um auxílio aos alunos e às famílias que passam por alguma dificuldade na pandemia. E até mesmo para quem não está passando por necessidade. É uma demonstração da preocupação do Governo do Tocantins com todas as pessoas”, ressaltou.

Leia Também:  Nova portaria da Adapec atualiza medidas para melhorar sanidade e trânsito de equídeos

Transparência e controle

Os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da Covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço: http://www.transparencia.to.gov.br. Para consultar, acesse na página principal a aba azul – Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde – Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.

É importante ressaltar que compras diretas, ou seja, sem licitação, estão autorizadas pela Lei Federal n° 13.979/2020 – de enfrentamento à Covid-19, somente para atender a situação emergencial provocada pela pandemia.

Legislações federal e estadual referentes a este contexto estão disponíveis para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  O Poder Judiciário do Tocantins manterá o serviço ao cidadão no Carnaval

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA