PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

PARLAMENTARES

Wanderlei cobra explicação de Amastha sobre operação da Polícia Federal

Batizada como “Nosotros”, a operação investiga possíveis fraudes envolvendo o Prefeito de Palmas na Licitação do BRT.

Publicado em

O deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na última terça-feira, 22, para falar sobre a Operação da Polícia Federal, batizada como “Nosotros”, que investiga possíveis fraudes envolvendo o Prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), na Licitação do Bus Rapid Transit (BRT).

 

Em maio de 2015 em uma reunião com moradores, fora falado que a prefeitura tentou desvalorizar os imóveis impactados por onde passaria o BRT. Segundo o deputado, os proprietários falaram que foram pressionados para que cedessem mais baratos os seus imóveis, a prefeitura aumentou a carga tributária, desvalorizando assim os imóveis, e com isso os moradores desistissem por não dar conta de pagar.

 

De acordo com Wanderlei, por se tratar de um possível convênio com verba federal, tem acompanhamento dos órgãos de controle, o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU), que seguramente solicitaram a investigação na aplicação dos recursos, visto que, havia atitudes identificadas como ilícitas.

Para Wanderlei, a principal reclamação dos impactados pelo BRT é a desvalorização dos seus bens. Wanderlei disse que a investigação da PF atende os anseios da sociedade, e as pessoas impactadas poderão ter seus imóveis assegurados a preço de mercado imobiliário de Palmas.

 

Já na sessão desta quarta-feira, 23, entre os vários temas importantes discutidos, os debates giraram novamente em torno da Operação da PF.  Para Wanderlei o prefeito precisa esclarecer à polícia o que esta sendo questionado na investigação, ele precisa explicar para as pessoas o porquê dessa reclamação e investigação.

Leia Também:  Governador Mauro Carlesse lança programa de regularização fundiária “Essa Terra é Nossa” na próxima terça, 17

 

O deputado espera que a operação ouça quem teve seus imóveis impactados por onde passaria o BRT. “Eu espero que a PF possa chegar a um afunilamento dessas informações, que a linha tomada pela polícia possa nos responder sobre as várias dúvidas já feitas e possa alimentar essa casa quanto a isso, porque somos os fiscalizadores dos recursos desse Estado”, disse.

 

Wanderlei disse ainda que apoia a CPI sugerida pelo deputado Ricardo Aires para discutir a ocupação territorial de Palmas e também o BRT. O parlamentar afirmou que apoia toda e qualquer atitude de fiscalização, que preservar a boa aplicação dos recursos públicos é importante.

 

Deputados debatem operação da Polícia Federal e especulação imobiliária em Palmas

Deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de investigar possíveis irregularidades nas desapropriações de imóveis para a construção do BRT, a operação “Nosotros” foi tema do discurso do deputado Ricardo Ayres (PSB) na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22. Para o parlamentar, a motivação se deve ao descontentamento de proprietários com a recente política fiscal implantada em Palmas pelo prefeito Carlos Amastha (PSB).

Segundo Ayres, “as normas pretendem corrigir possíveis injustiças que permitiram aos especuladores, no passado,  a aquisição de terrenos a preços baixos e sua venda a preço de ouro no futuro”. Ele acrescenta que o aumento do IPTU nas grandes áreas e o fato de o prefeito não aceitar a pressão do setor imobiliário, que queria ampliar o Plano Diretor de Palmas a fim de estender a oferta e valorizar os lotes mais centrais, motivaram as denúncias. “Confio na Polícia Federal, que presta inclusive um grande serviço ao País, e nada será provado contra o prefeito”, argumentou.

Leia Também:  Moto furtada e arma de fogo são apreendidas pela Polícia Militar em Gurupi

Ayres informou que cerca de 40 proprietários concentram cem grandes áreas da Capital, e somente 15 deles pagaram seus impostos. “O prefeito não vai se intimidar e continuará com a mesma metodologia, pois essa é uma demanda e uma necessidade da população de Palmas”, arrematou. No entanto, o deputado Wanderley Barbosa (SD) argumentou que as denúncias não foram feitas por empresários, uma vez que a operação investiga se o aumento excessivo do IPTU pretendia constranger proprietários à venda de seus imóveis.

Zé Roberto (PT), por sua vez, garantiu que só há uma maneira de enfrentar o problema: aplicar a medida que autoriza a prefeitura a adotar a Zona Especial de Interesse Social (Zeis), política que permite a construção de habitação popular de interesse social no centro da cidade.

Ao fim do debate, Ayres anunciou que fará nesta quarta-feira, dia 23, um pedido de abertura de CPI para investigar a especulação imobiliária na Capital, e que o prefeito de Palmas será o primeiro convocado. O procedimento já fora proposto na Câmara Municipal de Palmas pelo vereador Lúcio Campelo (PR), com vistas a apurar a questão do BRT.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARLAMENTARES

Antonio Andrade, pré-candidato a prefeito em Porto Nacional, se reúne com lideranças do município

Published

on

Eleito deputado federal com 63.813 votos nas eleições de 2022, e pré-candidato a prefeito em Porto Nacional, Antonio Andrade (Republicanos), é um dos fortes nomes no município. O parlamentar participou de um encontro organizado pelo partido, que reuniu políticos e lideranças na capital da cultura tocantinense.

O clima de união ditou o encontro que reuniu um time de peso, incluindo: o ex-senador Vicentinho Alves; o ex-prefeito e presidente do diretório municipal do PODEMOS, Otoniel Andrade; presidente do PL, Márcio Antônio Andrade; presidente do PDT. Além disso, estiveram presentes cerca de 70 pré-candidatos a vereador que fizeram questão de ressaltar o apoio à Antonio Andrade.

No encontro, foram discutidas propostas e o planos de ações em prol de um projeto de desenvolvimento pleno para Porto Nacional, visando proporcionar os avanços que o município tanto precisa.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Dr. Kasarin lidera corrida eleitoral em Colinas com 36% contra 23% de Adriano Rabelo
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA