PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Eurípedes Lamounier é empossado para presidência da nova gestão do Tribunal de Justiça

Ronaldo Eurípedes passou o cargo ao desembargador Eurípedes Lamounier, que assume a gestão para o biênio 2017/2019

Publicado em

 

O Plenário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na tarde desta quarta-feira (1º/2), sessão solene de posse do desembargador Eurípedes Lamounier na presidência do Tribunal e do desembargador José de Moura Filho na Vice-Presidência. Ao ser empossado, o novo presidente propôs o “Pacto pela Produtividade”, como diretriz da nova gestão. O pacto é um esforço conjunto para melhorar os índices processuais e ampliar o fortalecimento e crescimento institucional do Judiciário Tocantinense.

 

“Proponho que desenvolvamos esforços contínuos no cumprimento de nossas funções e objetivos, imbuídos do mais alto grau de comprometimento, não somente para cumprimento das metas estabelecidas aos órgãos jurisdicionais externa ou internamente, mas, sobretudo, porque devemos à sociedade tocantinense, a disponibilização de uma Justiça de acesso amplo, célere, humanizada e efetiva, conforme nos comanda e exige a nossa Constituição Cidadã de 1988”, afirmou Eurípedes Lamounier, em seu discurso de posse. A produtividade é um dos vários índices avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao avaliar o desempenho de cada tribunal para o ranking Justiça em Números, publicado anualmente.

 

Gestão aberta e parceira
No início do discurso, o presidente relembrou sua trajetória como servidor público no cargo de Comissário de Polícia, promotor de Justiça, juiz e titular da Corregedoria, posto que deixa para assumir o comando do TJTO. “Saio convicto que colaborei para a melhoria e a eficiência que se espera de tão vital Órgão à estrutura do Poder Judiciário, atingindo plenamente seus elementares fins institucionais”, afirmou.

 

Ao analisar o desafio de gerir o Poder Judiciário do Estado do Tocantins, pelos próximos dois anos, o presidente se comprometeu a fazer uma administração aberta. “Dizem ser o presidente ‘um homem solitário’. Não pretendo fazer jus a esta máxima. Quero registrar que teremos uma gestão aberta, participativa e democrática, pautada pelo debate, equilíbrio e conciliação, priorizando, sempre, os interesses do Tribunal e, a toda evidência, dos jurisdicionados, que são os beneficiários e a razão de ser da nossa instituição”, afirmou.

 

Lamounier também frisou que ouvirá seus pares no TJTO, aos quais hipotecou  a “disposição de compartilhamento de ideias e ações”, para concretizar “o engrandecimento e fortalecimento do Poder Judiciário tocantinense”. Também disse que irá dedicar atenção aos magistrados de 1º grau, para os quais garantiu diálogo e “disposição de ouvi-los e de ajudar no que possível e necessário, para melhor exercício de suas atividades”.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa cumpre extensa agenda de inaugurações e serviços em Araguaína nesta terça e quarta

 

Aos demais poderes, órgãos e instituições integrantes do sistema de Justiça, o desembargador deixou uma mensagem para “convivência harmoniosa e respeitosa” e pediu “suporte e parceria”. “Muitas das questões que se põem ao enfrentamento demandam iniciativas, debates e esforços em conjunto, inclusive as problemáticas que exigem ações urgentes, significativas e eficazes, a bem de nossas instituições e da sociedade tocantinense”, ressaltou, citando o Poder Executivo, o Poder Legislativo, , Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.

 

“Nesse contexto de aprimoramento dos serviços públicos administrados pelo Poder Judiciário, hipoteco meu desejo de estreitamento da relação com essas gloriosas instituições, mediante participação ativa e colaborativa no trato das relevantes questões de interesse comum”, completou.

 

Sistema prisional
O presidente citou a crise no sistema prisional para ilustrar um campo onde vai buscar diálogo e parcerias para atuação do Judiciário. “O cenário prejudicial não pode nos inibir de iniciativas, de ações imediatas para se debelar a barbárie instalada no sistema prisional”, disse, ao defender uma “comunhão de esforços” entre órgãos, poderes e instituições.

 

“Precisamos agir e minimizar os riscos de extremização dos conflitos carcerários também no Estado do Tocantins. A superlotação das casas prisionais tocantinenses, com quase 2000 vagas de déficit, o excessivo número de presos provisórios e a morosidade para julgamento das ações penais, são temas que demandam que nos debrucemos de pronto, nessa gestão”, afirmou.

 

Outros desafios
Entre os demais desafios da gestão, o desembargador ressaltou a redução da taxa de congestionamento de processos como uma de suas prioridades. “A redução da taxa de congestionamento de processos se apresenta como prioridade absoluta, e será tratada com todo rigor e determinação pela gestão. Essa tarefa passa por diversas frentes, a começar pela atenção prioritária ao primeiro grau de jurisdição, que suporta a maioria maciça da quantidade de processos em tramitação”, discursou.

 

O presidente também defende a conciliação e mediação como norte para “uma política judiciária que almeje eficiência”. Para o desembargador, a gestão pretende “emprestar especial enfoque” às atividades e programas de conciliação e mediação como medida preventiva para reduzir, de forma efetiva, a judicialização dos conflitos.

 

Servidores
Ao se dirigir aos servidores do Judiciário, o presidente frisou que os propósitos de crescimento e fortalecimento do Judiciário não terão êxito sem a “participação efetiva” dos recursos Humanos. Para o presidente, os servidores “têm papel preponderante nos desafios” e serão “igualmente protagonistas” na execução das prioridades da gestão. “A valorização persistirá, mas a contrapartida deverá acompanhá-la, e tenho a convicção de que haverá”, afirmou.

Leia Também:  Wanderlei destaca prioridades para 2022 na abertura do Legislativo

 

Princípios
O presidente também destacou os princípios constitucionais que irá empregar para fortalecer a instituição que comandará pelos próximos dois anos. “A imparcialidade, a prontidão, a segurança e o refúgio jurídico são valores que a sociedade espera de nós, e devemos isso aos jurisdicionados, independente de sua condição social, econômica e intelectual”, disse, ao conclamar servidores e magistrados para buscar crescimento e cultura. “Não deixemos, senhores magistrados e servidores da Justiça, de nos aprimorar, de enriquecer nossos conhecimentos, nossa cultura jurídica, porque disso depende também a prestação jurisdicional de qualidade, que não pode ficar restrita a objetivos abstratos ou discursos sem reflexos concretos em nosso cotidiano forense”.

 

“A magistratura exige uma elevação de quem nela se investe. Não do ego ou da autoadoração. Não somente técnico ou profissional. Mas sim, de espírito civil e humano, também. O trato com as partes, a cordialidade com os advogados, promotores, defensores e procuradores. O ouvir e o refletir devem preceder o decidir. Sempre”, concluiu.

 

Autoridades
Participaram da sessão solene o governador Marcelo Miranda, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse, o procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Tocantins), Walter Ohofugi Júnior, a presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), juíza Julianne Freire Marques, O arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, o defensor Público eleito Murilo da Costa Machado, a vice-governadora Claudia Lelis, o desembargador aposentado Daniel Negry, entre outras autoridades.

 

Pela corte judicial, exceto o desembargador Luiz Gadotti, que não compareceu por se encontrar em licença médica, todos os integrantes do Tribunal Pleno participaram da primeira sessão: os desembargadores João Rigo Guimarães, Etelvina Maria Sampaio Felipe, Maysa Vendramini Rosal, Helvécio de Brito Maia Neto, Eurípedes Lamounier, Ronaldo Eurípedes, Ângela Prudente, Jacqueline Adorno, Marco Villas Boas  e José de Moura Filho.

 

GESTÃO BIÊNIO 2017-2019

Eurípedes Lamounier
Presidente 

José de Moura Filho
Vice-presidente 

Helvécio de Brito Maia Neto
Corregedor-geral 

João Rigo Guimarães 
Vice-corregedor

Ângela Prudente
Ouvidora judiciária

Jacqueline Adorno
Ouvidora substituta

Marco Villas Boas 
Diretor da Esmat

Etelvina Maria Sampaio Felipe 
Diretora adjunta da Esmat

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Em Almas, governador Wanderlei Barbosa participa do encerramento da Agrosudeste 2024

Published

on

Após quatro dias de programação, é encerrada oficialmente, nesse sábado, 13, a 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou do último dia do evento, que tem apoio do Governo do Tocantins, por meio  do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O chefe do executivo estadual participou da tradicional missa do vaqueiro, e prestigiou  ainda a 3ª edição da Cavalgada Agrosudeste. “Nesse encerramento garantimos que a região sudeste é extremamente importante para o nosso Estado. Por meio do agronegócio e incentivando eventos como esses, colaboramos com o setor produtivo  e reforçamos a riqueza da cultura tocantinense”, ressalta o governador Wanderlei Barbosa.

O  feira é realizada anualmente no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, e é considerada maior da região sudeste do Tocantins. Esse ano o evento ocorreu de 10 a 13 de abril, com mais de 50 expositores locais e de outros estados, além de representantes de cinco instituições financeiras. Estima-se que a feira movimentou cerca de R$ 50 milhões em negócios, além de atrair cerca de 20 mil pessoas durante os dias de realização. O evento destacou-se pela presença de tecnologia de ponta e oportunidades de negócios e aprendizado

O governador Wanderlei Barbosa visitou as instalações da feira, passando pela Arena do Conhecimento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); pelo Pavilhão da Mineração, da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e ainda o Espaço Sebrae Agro, onde foram debatidas as capacitações na área privada com o setor produtivo estadual.

Leia Também:  Novos Procuradores do Estado do Tocantins tomam posse nesta sexta-feira (6)

“Temos muitos programas de incentivo ao pequeno produtor e também micro e pequeno empreendedor, sabendo do quanto pode ser rentável e produtivo as atividades agro. A feira foi um sucesso, agradeço ao governador  e o parabenizando o seu empenho com o apoio a esse evento”,  afirma Paulo Carneiro,  presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e vice-presidente do Sebrae.

O prefeito de Almas, Wágner Nepomuceno Carvalho, a feira destacou potencial da região para o agronegócios, agradeceu o apoio do Governo do Tocantins, pela atenção e cuidado e apoio a eventos que contribuem para o crescimento local. “A feira tem muita importância para nossa região, mas ficamos imensamente orgulhos em saber que nossa cidade contribui para todo o estado, por meio do agronegócio. Parabenizo o governador, que mesmo com os cuidados médicos pós-cirúrgicos, veio prestigiar nosso evento, que não seria realizado com essa magnitude sem o apoio dele”, afirma o prefeito.

Setor turístico

Fazendo parte da região das Serras Gerais, Almas abriga inúmeros atrativos turísticos famosos, por conta da rica beleza natural, como o Cânion Encantado, Cachoeira da Cortina, Cachoeira Da Fumaça, dentre outros.

Por meio da programação cultural da feira, o número de pessoas da cidade acaba aumentando, favorecendo o comércio local, sobretudo o turismo. O secretário do Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou a feira como um fator fundamental para o incentivo turístico na região. “O agronegócio é um dos pontos fortes da gestão Wanderlei e o nosso governador tem apoiado muito atividades como essa. A feira sem sobra de dúvidas contribui para o turismo local, além de fomentar a economia da região das Serras Gerais”, comenta o secretário.

Leia Também:  Ex-prefeito de Angico teria pago obras não realizadas

Agrosudeste

A Agrosudeste é realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) e conta com a parceria do Governo do Tocantins e secretárias de estado, além de instituições da iniciativa privada.

Envolvendo 25 municípios da região e cidades de outros estados como  Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, a feira tem mostrado a potencialidade da região sudeste do Tocantins em políticas e tecnologias no setor do agronegócio, além de abrir campo de pesquisas e inovações para o setor.

Entre as novidades da 8ª da feira, destaca-se o Complexo de Piscicultura de Tanques Escavados, que sediou um dos maiores “Dia de Campo” da região Sudeste, voltado para o pequeno produtor. Outro destaque é a implantação pioneira da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em área pública no Tocantins. Essa iniciativa visa promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas, agregando diferentes sistemas produtivos, como grãos, fibras, carne, leite e agroenergia, na mesma propriedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA