PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Prefeitura assina termo de adesão ao projeto do Governo Simplifica Tocantins

O objetivo é simplificar e agilizar a burocratização nos processos de abertura, alteração ou fechamento de empresas e negócios.

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) e a Prefeitura de Municipal de Palmas assinaram nesta quinta-feira, 23, na sede da Jucetins, o Termo de Adesão que integra Palmas ao Projeto do Governo Simplifica Tocantins. O objetivo é implementar a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios para dar maior agilidade, segurança e desburocratização nos processos de abertura, alteração ou fechamento de empresas. Marcaram presença o delegado da Receita Federal, José Marcio Bittes; o secretário de Governo do município de Palmas, Júnior Coimbra; o secretário municipal de Finanças, Christian Zini; o secretário municipal de Desenvolvimento e Emprego, Kariello Coelho e demais autoridades.

 

Com a integração dos órgãos de licenciamento e registro, por meio do Portal de Serviços do Simplifica, o processo de abertura de empresas em Palmas deverá ocorrer em poucas horas. “O Simplifica Tocantins é a reunião de todos os órgãos envolvidos no registro das empresas a fim de simplificar esse procedimento, tornando-o ágil, transparente e eficiente”, explicou o presidente da Jucetins, Carlos Alberto.

 

Para o delegado da Receita Federal, José Marcio Bittes, é muito importante a adesão da Capital junto ao Governo do Estado. “Essa parceria vai facilitar a vida do empresário de Palmas que vai ganhar em redução de custos burocráticos, vai facilitar a formalização dos negócios e proporcionar a redução da informalidade no município. Todo isso, significa a simplificação do ambiente de negócios que é essencial para o nosso país, que visa o desenvolvimento constante da nossa população. O Simplifica é um esforço que envolve o governo federal, estados e municípios, para que o Brasil possa se posicionar em termos de ranking de ambiente propício aos negócios no mesmo patamar das nações desenvolvidas”, disse.

Leia Também:  Primeira-dama Karynne Sotero recebe novos instrutores habilitados do Proerd

 

Representando o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o secretário municipal de Finanças, Christian Zini, ressalta que a parceria vai oferecer mais um serviço de excelência ao empresário de Palmas. “ Estamos vivendo um momento muito importante para o município de Palmas e para o Governo do Estado. Essa parceria vai beneficiar o nosso empresário local, facilitando e desburocratizando o processo de abertura,  alterações e baixa de empresa por meio de um sistema integrado à Junta Comercial. Para isso, iremos disponibilizar nos próximos 15 dias profissionais capacitados pela prefeitura que irão se juntar aos profissionais da Jucetins para atender o empreendedor de Palmas, no espaço Resolve Palmas, em Taquarauto”, esclarece o secretário.

 

Carlos Alberto acrescentou que à medida que os processos forem simplificados no município, mais empresas se instalarão na cidade. “Palmas tem uma capacidade de fomento mercantil muito forte. A gente acredita que vai ser um município que vai crescer muito e tem tudo para promover esse sistema com alta tecnologia”, completou a presidente da Jucetins, que comemorou a maneira “muito positiva” com que o prefeito e secretários aderiram ao projeto.

 

O presidente Carlos Alberto informou ainda que a meta é a adesão de 100% dos municípios até o final de 2017. “Determinada pelo Governo do Estado, iremos sensibilizar os demais municípios tocantinenses para que até o final de 2017  possamos integrar ao programa Simplifica Tocantins mais 68 municípios, concluindo 100% de adesões. O nosso objetivo é avançar no ranking nacional”, conclui.

Leia Também:  Governo do Tocantins repassa mais de R$ 54,4 milhões aos municípios

 

Simplifica Tocantins

 Considerada um marco entre as ações desenvolvidas pela Jucetins nos últimos anos, a nova ferramenta traz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais. O objetivo é acabar com a burocratização e facilitar a vida do empreendedor, proporcionando inovação tecnológica, agilidade e benefícios aos empresários tocantinenses.

 

Com o novo sistema, a abertura de uma empresa pode ser concluída em até 24 horas. A estratégia usada pela ferramenta é a da integração dos dados cadastrais entre os diversos órgãos federais, estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

 

Todos os processos para abertura, alteração e baixa de empresas serão feitos com o envio de um único documento para Jucetins. O canal é o Portal Simplifica Tocantins, disponível em www.simplifica.to.gov.br. A ferramenta que é disponibilizada virtualmente em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso, faz a integração entre os dados cadastrais.

 

O Simplifica Tocantins, executado pela Jucetins, conta com o apoio de diversas instituições que integram o projeto. Entre esses parceiros estão Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e prefeituras municipais.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  Governo define regras para afastamento de servidores em casos confirmados ou suspeitos de covid-19

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA