Alunas da rede municipal apresentam o premiado projeto "Mandacaru contra o Câncer" na Colômbia

As alunas estão ansiosas para viagem.

 

Uma equipe da Escola Municipal Beatriz Rodrigues embarca nesta segunda-feira, 25, para Colômbia, para participar do VII Encontro Nacional e IV internacional Ondas “Yo amo la ciência”, de 28 a 30 de setembro. O evento acontece anualmente em Bogotá e é organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Científico da Colômbia (Colciencias). As alunas Heloísa Faustina Gama, Ana Beatriz de Loiola Mesquita e Maria Vitória Canevari, juntamente com a orientadora do projeto, a professora de Ciências Francisca da Silva Cirqueira, irão representar o Tocantins nesse encontro latino-americano com o projeto “Mandacaru contra o Câncer”. 

 

A professora Francisca conta que passaram por um longo processo e dificuldades. “Tivemos falta de recursos, mesmo  a Prefeitura custeando boa parte das despesas, como passagens e as inscrições, apareceram despesas extras como banner, jaleco, material impresso.”, comenta Francisca. 

 

Além de desenvolver o projeto e a pesquisa, as alunas terão que apresentar em língua espanhola. A aluna Ana Beatriz de Loiola conta que as aulas de espanhol foram muito divertidas e que aprender a nova língua terá uma enorme utilidade. “Poder desenvolver uma experiência tão complexa como esta, mesmo com a carência de um laboratório de pesquisa, é surpreendente. E o que nos deixa ainda mais felizes é saber que o nosso projeto foi reconhecido, e que com ele podemos inspirar outros alunos a desenvolver outros projetos”, ressalta Ana Beatriz. 

 

As alunas e a professora estão muito ansiosas com essa viagem e descrevem a oportunidade como um sonho que se torna realidade. “Ao saber que havíamos sido premiadas para representar o Brasil, ficamos muito entusiasmadas. A partir daí, começamos a fazer muitas pesquisas sobre Bogotá. Cada mês que se passava aumentava cada vez mais a ansiedade, ainda mais por ser um país tão rico de cultura, e terem como língua oficial o espanhol. O grande dia está próximo e agora apenas nos preparamos para viver essa nova experiência e sei que da Colômbia voltaremos cheias de cultura e aprendizado, o que marcará para sempre as nossas memórias”, disse a aluna Maria Vitória.

 

 

Mandacaru contra o câncer

 

O projeto desenvolveu uma pesquisa com o uso do mandacaru para combater células cancerígenas.  “Nosso objetivo foi pesquisar uma planta de baixa toxidade para saber quais benefícios ela pode trazer para a sociedade e se pode ajudar contra o desenvolvimento do câncer. Após diversos testes com componentes químicos, conseguimos comprovar que o mandacaru possui vários componentes que podem ajudar na retardação do câncer”, conta Maria Vitória. 

 

Interessados em saber mais sobre o projeto, podem obter informações no  link http://www.palmas.to.gov.br/busca-site/?q=mandacaru+contra+o+c%C3%A2ncer

 

(Com informações da Secom)

FAÇA SEU COMENTÁRIO