PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Mudanças no modelo de Repasse de Recursos Financeiros serão debatidas

Será realizado no dia 05 de março, de 13h às 18h, no Auditório da ATM, em Palmas, o Encontro dos Gestores Integrados.

Publicado em

Com o propósito de apresentar e discutir a implementação da Portaria GM/MS Nº 3.992/2017 que trata do financiamento e da transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) realizará no dia 05 de março, de 13h às 18h, no Auditório da ATM, em Palmas, o Encontro dos Gestores Integrados. Na ocasião, será lançada a 2ª edição do Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, que acontecerá nos dias 6 e 7 de abril deste ano.

Para a superintendente de Planejamento da SES-TO, Luíza Regina, o encontro desta segunda-feira, “é uma forma de apresentar, detalhar e discutir a Portaria que a partir deste ano regulamenta as transferências de recursos por parte do Ministério da Saúde. O evento constitui um espaço para dirimir dúvidas e esclarecimentos à interpretação da Portaria”, explica.

Segundo o presidente do Cosems, Vânio Rodrigues “este encontro vai oportunizar dissecarmos a portaria e dar a segurança jurídica aos gestores na busca por produtos que beneficiam a população. Esta portaria é uma conquista histórica, pois traz um novo formato de repasse de recursos que flexibiliza o fluxo financeiro, com praticidade na aplicação e prestação de contas dos recursos. Estamos aguardando todos os gestores com suas equipes técnicas para que saiam do evento com todas as dúvidas esclarecidas”, afirmou.

Leia Também:  TJTO nega pedido de adiamento de audiência a Duda Pereira

As inscrições para o encontro dos gestores seguem abertas e podem ser feitas por meio do endereço: https://goo.gl/g57Dnj . O evento é direcionado à participação dos secretários municipais de saúde, contadores e técnicos do setor financeiro/contábil.

O evento contará com a presença de representantes do Fundo Nacional de Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e participação dos secretários municipais de 139 municípios do Estado.

 

Congressos

 

O 2º Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, trazem como tema “Atualização Científica Multiprofissional da Saúde” e tem como objetivos fortalecer a capacidade técnica e clínica dos trabalhadores da saúde mediante a troca de experiências no âmbito científico. O evento visa subsidiar a tomada de decisão na gestão e assistência à saúde da população tocantinense e dar visibilidade, continuidade e sustentabilidade as experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

 

Durante o evento, que vai reunir trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde promovendo a interação ensino-pesquisa-serviço, serão apresentadas as boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins.

Leia Também:  Shows dos 59 anos de Araguaína se iniciam com apresentação de Maiara e Maraísa

 

Ministério da Saúde lança Programa de Treinamento pioneiro para os 139 municípios do Tocantins

 

No encontro também será apresentado o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Cuidado, Vigilância e Educação Permanente em Saúde – EPS em um formato inédito, que segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria “propõe uma nova lógica de compreender a educação na saúde e experimenta no processo de sua implementação novos dispositivos de aprendizagem que  extravasam os limites dos modelos hegemônicos. É uma ação de formação capaz de produzir movimentos de mobilização de trabalhadores e gestores nos territórios dos 139 municípios, para a mudança nas práticas de saúde, oportunizando potencializar aproximadamente 600 (seiscentos) trabalhadores que se tornarão multiplicadores para a construção de estratégias para enfrentamento de problemas em seus âmbitos”, destacou.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Wanderlei Barbosa e Antonio Andrade, vistoriam obras da nova ponte de Porto Nacional

Published

on

Em uma visita à obra, o governador Wanderlei Barbosa e o deputado federal Antonio Andrade, ambos cidadãos portuenses, destacaram a magnitude da ponte que garantirá a facilitação do acesso da população que precisa dela, bem como a melhoria da economia, turismo e escoamento da produção agrícola.

 

A visita às obras foi acompanhada por pré-candidatos a vereadores e lideranças do município que apoiam a pré-candidatura a prefeito do deputado Antonio Andrade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Municípios tocantinenses podem passar a ser considerados Semiárido devido o período seco
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA