PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Com recebimento de tratores e implementos agrícolas, prefeitos projetam elevação da agricultura familiar

Maquinários foram entregues pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 16, adquiridos por meio de Emenda de Bancada.

Publicado em

Prefeitos e prefeitas das mais diversas regiões do Estado estiveram no Palácio Araguaia, em Palmas, nesta segunda-feira, 16, para receberem tratores e implementos agrícolas adquiridos pelo Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar de bancada. Com o maquinário recebido, os gestores municipais projetam a elevação do desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios.

“Este tipo de benefício tem sido fundamental para que as prefeituras desenvolvam suas atividades no meio rural, e ampliem as condições de trabalho dos pequenos produtores ligados a agricultura familiar”, disse o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Máquinas

Durante a solenidade, o Governo do Estado entregou 94 tratores equipados com grades, carretas, como parte do programa Terra Forte, direcionado à Agricultura Familiar. Nesta primeira etapa, foram beneficiados 88 municípios tocantinenses, mas a expectativa é de que todos os 139 municípios sejam atendidos com o equipamento.

Bancada

Em seu discurso, Mariano enalteceu o trabalho da bancada federal de Tocantins em Brasília. “Temos acompanhado o trabalho dos parlamentares tocantinenses e percebemos que nos últimos três anos os recursos de bancada tem sido pulverizado aos 139 municípios tocantinenses”, destacou o presidente da ATM, ao agradecer o empenho dos deputados e senadores.

Leia Também:  Brigadistas impedem fogo de atingir área de preservação do Parque Cesamar

Prefeito de Pium, Valdemir Barros, falou sobre a relevância da entrega das máquinas. “Para um projeto de assentamento, onde as pessoas trabalham, mas não produzem aquilo que poderiam por falta de uma máquina agrícola, certamente vai favorecer muito os agricultores familiares”. Disse. O prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, compactua da mesma opinião. “Vai ajudar a atender a demanda de 34 assentamentos localizados no município e um universo de mais de quatro mil agricultores”.

Agrotins

A entrega dos maquinários compôs a solenidade de abertura da XXVIII Agrotins. Com o tema O futuro na Agroindústria Sustentável, a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A Agrotins deste ano deve contar com mais de 650 expositores, entre empresas e órgãos públicos. A expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é de uma movimentação financeira em torno de R$ 700 milhões em negócios e um público de 100 mil visitantes.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Governador Wanderlei Barbosa prestigia comemoração do 28º aniversário de Barra do Ouro

Published

on

  Programação contou com shows e eventos esportivos, que atraíram pessoas de toda a região

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou no sábado, 20, na praça Nemésio Miranda, a programação comemorativa dos 28 anos de emancipação política do município de Barra do Ouro, no norte do estado. As comemorações tiveram início na sexta-feira, 19, com programação esportiva e musical.

“Eu quero parabenizar a cidade de Barra do Ouro, os barroerenses e a gestão da prefeita Nélida, que tem feito uma transformação na cidade”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. O Governador lembrou que o município, com seus 28 anos de emancipação, tem muito a comemorar. “A cidade está bem cuidada, somos parceiros e queremos sempre ajudar. Parabéns Barra do Ouro”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Vasconcelos, contou que já é uma tradição comemorar o aniversário da cidade com uma grande programação e a presença do Governador este ano foi muito importante e demonstra o respeito que ele tem pela cidade. “É o vigésimo oitavo ano de emancipação do nosso município e foi motivo de gratidão ter o governador Wanderlei aqui com a gente, nos prestigiando. Ele tem contribuído muito com o município”, enfatizou a gestora.

Leia Também:  Defensoria pede providências urgentes para irregularidades na Casa do Estudante

O encerramento da programação contou com shows dos cantores nacionais Kaio Fonseca, Joan Alessandro, Lelis, Alanzin Coreano. O momento mais esperado da noite foram as apresentações dos cantores Eduardo Costa e Washington Brasileiro, que atraíram milhares de pessoas da região.

História

A cidade de Barra do Ouro foi fundada em 26 de abril de 1996, pelo senhor Nermizio Machado Miranda, primeiro prefeito do município, sendo desmembrado de Goiatins sete anos após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. O primeiro morador a fixar residência foi o senhor Impotêncio. Após 14 anos, veio o segundo morador, o senhor Inação, que casou-se e estabeleceu família no município.

Em 16 de dezembro de 1940, um garimpeiro, que por ali passava, Sr. Sandes Carvalho, bamburrou na divisa do riacho Gorgulho afluente do Rio Tocantins, que fazia junção com o córrego Bacabal. Surge então o Rio Ouro, no lugar do rio Gorgulho, vindo logo após dar origem à Vila Barra do Ouro.

Em 1980, com a grande enchente do Rio Tocantins, surgiu a ideia de construir uma sede mais distante da margem do rio, pois até então, desde a criação da Vila, os poucos moradores moravam próximo ao leito do rio. Em 1990, com outra grande enchente, surge o povoado da Cidade Nova, a 3 km da margem do rio, bastante questionado pelos moradores que ali residiam.

Leia Também:  Com estrutura reformada e ampliada, Praia do Caju será entregue nesta quarta-feira, 11

Em 1992, já com mais ou menos 300 habitantes, surgiu a ideia da emancipação do município. Elevado à categoria de município e distrito, com a denominação de Barra do Ouro, pela Lei Estadual nº 829, de 26 de abril de 1996, desmembrado de Goiatins.

O município foi instalado em 1º de janeiro de 1997. A economia é baseada na agricultura e pecuária.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA