PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Aplicativo para gestão remota de jardins é apresentado na Agrotins

Projeto foi desenvolvido por acadêmicos e professores do curso de Ciências da Computação

Publicado em

Já imaginou poder cuidar de seu jardim em casa de forma remota? É isto que propõe uma das soluções que estão sendo apresentadas no estande da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018). Trata-se do aplicativo Jardim Digital, projeto desenvolvido por acadêmicos e professores do curso de Ciências da Computação no Câmpus de Palmas. O aplicativo permite gestão e monitoramento remoto de pequenos espaços de natureza, em especial jardins residenciais e comerciais.

 

Na Agrotins, o modelo apresentado permite a irrigação por gotejamento de um pequeno jardim demonstrativo. A solução apresentada para o Jardim Autônomo consiste de um conjunto de soluções e equipamentos customizáveis para o gerenciamento remoto. São sensores de vários tipos – como de umidade do solo, de umidade do ar, de temperatura e também de luminosidade. A rede de sensores é controlada por um microcontrolador central, equipado com uma interface de comunicação por wifi que, por sua vez, permite o envio de informações pela internet.

Leia Também:  Representantes do Governo do Tocantins visitam complexo da Frísia em Ponta Grossa, no Paraná

 

É possível, assim, monitorar remota e em tempo real tudo que está ocorrendo no jardim suportado pela solução tecnológica. É possível fazer leituras periódicas sobre as condições climáticas e ambientais de onde o espaço de natureza está implantado. Com as informações o proprietário pode decidir por abrir (ou fechar) válvulas que operam o sistema de irrigação ou painéis de recebimento da luz solar. O sistema de gestão do aplicativo permite ainda a possibilidade de automatização sem intervenção humana; é possível prover irrigação ou mudar a incidência de luz em determinadas áreas e ainda obter relatos de eventos naturais inesperados, como a ocorrência de chuvas, por exemplo.

 

Os interessados em obter mais informações sobre o Jardim Digital podem enviar mensagem para o e-mail [email protected] ou pelo site da Fábrica de Softwares.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Declaração obrigatória de animais poderá ser antecipada

Published

on

Com o objetivo de manter o controle sanitário dos rebanhos visando à abertura de novos mercados, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que as propriedades que enviarão animais de produção para leilões ou abates no início de maio, deverão antecipar a declaração de informações pecuárias, a partir da próxima segunda-feira (22). A campanha estadual de declaração para os demais públicos iniciará no dia 1º e seguirá até 31 de maio. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias.

 

Campanha de declaração de informações pecuárias

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a declaração e atualização das informações pecuárias são essenciais para o sistema de defesa sanitária do Tocantins. “

Para fazer a declaração de informações pecuárias, o produtor deve ir até um escritório da Adapec e preencher o formulário. Quem deixar de declarar as informações sobre todas as espécies de animais, pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Leia Também:  Representantes do Governo do Tocantins visitam complexo da Frísia em Ponta Grossa, no Paraná

 

Vigilância no campo

Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, a Adapec está realizando no Tocantins, um estudo soroepidemiológico para comprovação da ausência de circulação viral da febre aftosa. São 1.171 animais envolvidos no estudo, de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA