PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

PARLAMENTARES

Presidente do TRE-TO esclarece sobre processo logístico para as Eleições Suplementares

O presidente falou sobre as estratégias de contingência da Justiça Eleitoral diante à paralisação nacional dos caminhoneiros

Publicado em

Durante coletiva à imprensa, na tarde desta terça-feira (29/5), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, esclareceu sobre o processo logístico para as Eleições Suplementares, que acontecem neste domingo, dia 3 de junho, nos 139 municípios do Tocantins, para escolha de governador e vice para o mandato tampão até 31 de dezembro.

 

Villas Boas destacou que o pleito suplementar é uma situação excepcional, da qual ninguém esperava ser realizada em prazo de apenas 60 dias, mas que a Justiça Eleitoral por trabalhar suas ações de forma estratégica já estava preparada para o desafio. “O TRE-TO vem cuidando da estratégia, do planejamento desde 2005, reiteradamente. A cada eleição que passa o processo é checado e aprimorado, de modo que não tivemos dificuldade em realizar todos os atos necessários para que a eleição ocorra, no dia 3 de junho”, disse.

 

O presidente também falou sobre as estratégias de contingência da Justiça Eleitoral diante à paralisação nacional dos caminhoneiros, que afetou todo o país, principalmente com o desabastecendo de combustível. De acordo com Villas Boas a normalidade do pleito está garantida por meio de ação conjunta com diversas forças do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. “Conseguimos então, desenvolver um planejamento, fazer um comboio com combustíveis e entrar em Palmas e reabastecer os postos de gasolina e, também, da mesma forma, no interior para que a população tenha no dia 3 de junho a liberdade de locomoção e trânsito e exercer os seus direitos, principalmente o direito de voto, porque as liberdades devem ser garantidas ao extremo”, explicou Villas Boas.

Leia Também:  Vereador e candidato a prefeito critica combate ao novo coronavírus em Palmas

 

Sobre a participação do eleitor no dia 3 de junho, para exercer a cidadania por meio do voto, o presidente do TRE-TO deixou uma mensagem a todos os tocantinenses. “Deixo uma convocação para que todos compareçam e depositem o seu voto de confiança nesse processo garantido pela Justiça Eleitoral, e exerça com dignidade esse voto para que, a partir dele, haja as transformações necessárias no plano político e no Estado. Se o cidadão tocantinense não for às urnas, a omissão terá um preço muito significativo, pois, aqueles que não são os melhores, que não são os mais adequados para gerirem os destinos do Estado permanecerão incólumes”, destacou.

 

Sobre a escolha dos candidatos o presidente enfatizou que o cidadão não deve escolher àqueles que tenham um passado sujo ou estejam envolvidos em escândalos. Ao falar diretamente ao eleitor Villas Boas orientou, “não votem naqueles que tentem suborná-los, tentem comprar o seu voto. Não votem naqueles que tentam enganá-lo de alguma forma ou que tragam propostas mirabolantes. Essa é uma hora decisiva para mudarmos os destinos do Estado e da nação. Conto com a sua presença no dia 3 de junho para que a gente possa iniciar um verdadeiro processo democrático de mudança na nação brasileira”.

Leia Também:  Parlamentares repercutem exonerações feitas pelo Governo

 

Participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, o superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Arcelino Vieira Damasceno, o procurador eleitoral, Álvaro Manzano, o comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Coronel Athos Roberto de Souza; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Hállison Melo e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Jaizon Veras Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARLAMENTARES

Ponte que liga Palmas a Luzimangues passa a se chamar José Wilson Siqueira Campos

Published

on

A Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas ao Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, passa a denominar-se Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto de
lei, de autoria do deputado Eduardo Fortes (PSD), foi aprovado na sessão matutina desta quarta-feira, dia 13.

Segundo a justificativa do parlamentar, o ex-governador, falecido aos 94 anos, em 04 de julho de 2023, foi indiscutivelmente um dos maiores líderes políticos do Tocantins deixando um legado inestimável. “Siqueira
foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, um incansável defensor dos interesses do povo tocantinense”.

Outro argumento do deputado é o de que o nome original da ponte não possui uma denominação atribuída por lei, pois obedece a um Decreto Executivo, tornado nulo através de sentença judicial transitada em julgado.

“Nesse sentido, atendemos todos os dispositivos atribuídos pela Lei 821, de 1996, que dispõe sobre a denominação de Logradouros, Obras, Estabelecimentos, Serviços e Monumentos Públicos e dá outras providências”, afirma Eduardo Fortes.

Comenda

Leia Também:  Fonoaudiólogos de Palmas são homenageados pela Câmara Municipal

O ex-governador também teve outra homenagem aprovada, dessa vez proposta pelo deputado Mantoan (PSDB), no Projeto de Resolução que institui a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos”.

De acordo com o projeto, a homenagem busca “preservar a imagem, a memória e a marcante personalidade de homem público, com vida laboriosa, do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Tocantins, o desbravador dos cerrados planaltinos”.

A data de entrega da Comenda deverá ocorrer na Sessão Solene realizada anualmente no mês de outubro.

 

Crédito – Foto: Clayton Cristus

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA