PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Secretaria de Saúde de Palmas alerta sobre o monitoramento de casos suspeitos de sarampo

Diante da ocorrência de casos confirmados, a Semus orienta sobre o risco de disseminação e a possibilidade de surgimento de casos no Município.

Publicado em

A Secretaria de Saúde de Palmas alerta suas unidades de saúde quanto à necessidade de intensificação do monitoramento de casos suspeitos de sarampo, considerando a ocorrência de surto da doença instalado em vários estados do País, conforme informe técnico emitido pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas).

 

 

Diante da ocorrência de casos confirmados, a Semus orienta sobre o risco de disseminação e a possibilidade de surgimento de casos no Município. De acordo com a enfermeira responsável pela Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, todos os profissionais devem estar atentos ao aparecimento de casos de doença com sintomas febril compatíveis com sintomatologia de sarampo.

 

 

O Sarampo

 

O continente americano foi considerado livre do sarampo em 27 de setembro de 2016. As outras cinco regiões do mundo têm como meta alcançar a eliminação do sarampo até 2020.

 

A Venezuela enfrenta desde julho de 2017 um surto de sarampo, com aproximadamente mil casos confirmados, sendo a maioria proveniente do estado de Bolívar. A propagação do vírus para outras áreas geográficas é explicada principalmente pelo intenso movimento migratório que ocorre atualmente no País.

 

No Brasil, os últimos casos autóctones de sarampo ocorreram no ano de 2000. Todos os casos confirmados no País posteriormente eram importados ou relacionados à importação. Entretanto, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2015 no Brasil foram confirmados 1.310 casos de sarampo, com maior frequência em Pernambuco e no Ceará, 226 e 1.052 casos, respectivamente.

 

Em 13 de fevereiro de 2018, o Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso suspeito de sarampo no município de Boa Vista – Roraima, de uma criança venezuelana de 12 meses de idade, não vacinada, que frequentava um dos abrigos destinados ao acolhimento dos imigrantes venezuelanos. A criança foi confirmada com sorologia reagente, PCR positivo e genótipo D8.

 

Em Roraima, até a semana epidemiológica deste ano foram notificados 377 casos suspeitos de sarampo, destes 83 foram confirmados, 20 foram descartados e 274 estão em processo de investigação. No Amazonas foram notificados 900 casos suspeitos de sarampo, destes 143 foram confirmados, 85 foram descartados e 672 estão sendo investigados. No Rio Grande do Sul foram notificados 35 casos suspeitos, com a confirmação de um caso e descarte de 33 casos, apenas um caso ainda esta sob investigação.

Leia Também:  Comissão de Revisão do Plano Diretor se reunirá nesta segunda-feira, 16

 

No estado de Goiás, no período de 2014 a 2018, foram notificados 123 casos suspeitos de sarampo, sendo todos descartados pelo critério laboratorial. O último caso da doença foi confirmado em 1999.

 

Contágio

 

O sarampo é altamente transmissível, podendo ocasionar sérias complicações e evoluir para óbito. A transmissão pode ocorrer por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões. O vírus pode ser transmitido cinco dias antes e cinco dias após a erupção cutânea. Os sintomas do sarampo são febre alta, exantema máculo-papular generalizado (vermelhidão com pequenas lesões na pele), tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.

 

Caso suspeito

 

São considerados como casos suspeitos pessoas que, independentemente da idade e da situação vacinal, apresentarem febre e exantema-maculo papular (vermelhidão com pequenas lesões na pele), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ ou conjuntivite; ou todo indivíduo com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior.

 

O diagnóstico laboratorial se dá através de pesquisa sorológica de IgM e IgG, devendo ser realizado pelo laboratório de referência estadual Lacen, que tem a capacidade de processar 180 teste/semana, 720 teste/mês. Os resultados devem ser liberados em quatro dias, a contar da data de recebimento da amostra.

 

 

Recomendações

 

– Alertar as unidades de saúde públicas e privadas (unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade), por todos os meios de comunicação possíveis sobre a situação epidemiológica nacional do sarampo, para que os profissionais de saúde tenham especial atenção aos casos suspeitos de doença exantemática.

 

 – Garantir a qualidade dos registros e, principalmente, das altas e homogêneas coberturas vacinais no Estado, de forma integrada e articulada pelos profissionais de saúde, técnicos e gestores do SUS em todos os níveis do sistema. Para isto, a Secretaria de Saúde tem informado continuamente a necessidade da busca ativa para obtenção de índices de coberturas ideais preconizados pelo Ministério da Saúde.

Leia Também:  Laboratório nas praias vai alertar sobre prevenção a doenças vetoriais e sexuais

 

– Reforçar a cobertura vacinal de rotina, em toda a Capital. Para a imunização contra o sarampo, está indicada a vacinação de indivíduos a partir dos 12 meses até 29 anos de idade, administrar duas doses de vacina com componente sarampo (tríplice viral e/ou tetra viral), conforme situação vacinal encontrada. Para pessoas de 30 a 49 anos de idade, recomenda-se uma dose da vacina tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada.

 

– Alertar os viajantes e os participantes de eventos de massa sobre a necessidade de assegurarem suas vacinas atualizadas, antes de viajar ou do início do evento (preferencialmente 15 dias antes), incluindo crianças de seis meses a um ano. A dose administrada, nesta faixa etária, não será considerada válida para o calendário estadual de vacinação, devendo ser agendada a administração de dose da tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba – SRC) para os 12 meses e da tetra viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela – SRCV) para os 15 meses de idade.

 

– Reforçar a vacinação de profissionais que atuem no setor de turismo, funcionários de companhias aéreas, de transporte rodoviário, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes;

 

– Fortalecer a vacinação dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e outros) e profissionais da educação;

 

– Realizar a coleta de espécimes clínicos (sangue, secreção nasofaríngea e urina) para a realização do diagnóstico laboratorial;

 

– Vacinação de bloqueio dos contatos do caso deve ser realizada no prazo máximo de até 72 horas após a notificação do caso. O bloqueio vacinal é seletivo e a vacina tríplice viral ou tetra viral são administradas conforme a situação vacinal. A vigilância dos contatos deve se realizar pelo período de 21 dias;

 

– Intensificar as ações de vigilância e imunização para o cumprimento das metas dos indicadores operacionais preconizados;

 

– Orientar isolamento social até quatro dias após o início do período exantemático para os casos suspeitos de sarampo.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Governador Wanderlei Barbosa prestigia comemoração do 28º aniversário de Barra do Ouro

Published

on

  Programação contou com shows e eventos esportivos, que atraíram pessoas de toda a região

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou no sábado, 20, na praça Nemésio Miranda, a programação comemorativa dos 28 anos de emancipação política do município de Barra do Ouro, no norte do estado. As comemorações tiveram início na sexta-feira, 19, com programação esportiva e musical.

“Eu quero parabenizar a cidade de Barra do Ouro, os barroerenses e a gestão da prefeita Nélida, que tem feito uma transformação na cidade”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. O Governador lembrou que o município, com seus 28 anos de emancipação, tem muito a comemorar. “A cidade está bem cuidada, somos parceiros e queremos sempre ajudar. Parabéns Barra do Ouro”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Vasconcelos, contou que já é uma tradição comemorar o aniversário da cidade com uma grande programação e a presença do Governador este ano foi muito importante e demonstra o respeito que ele tem pela cidade. “É o vigésimo oitavo ano de emancipação do nosso município e foi motivo de gratidão ter o governador Wanderlei aqui com a gente, nos prestigiando. Ele tem contribuído muito com o município”, enfatizou a gestora.

Leia Também:  Bairros recebem nova pavimentação asfáltica em Araguaína

O encerramento da programação contou com shows dos cantores nacionais Kaio Fonseca, Joan Alessandro, Lelis, Alanzin Coreano. O momento mais esperado da noite foram as apresentações dos cantores Eduardo Costa e Washington Brasileiro, que atraíram milhares de pessoas da região.

História

A cidade de Barra do Ouro foi fundada em 26 de abril de 1996, pelo senhor Nermizio Machado Miranda, primeiro prefeito do município, sendo desmembrado de Goiatins sete anos após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. O primeiro morador a fixar residência foi o senhor Impotêncio. Após 14 anos, veio o segundo morador, o senhor Inação, que casou-se e estabeleceu família no município.

Em 16 de dezembro de 1940, um garimpeiro, que por ali passava, Sr. Sandes Carvalho, bamburrou na divisa do riacho Gorgulho afluente do Rio Tocantins, que fazia junção com o córrego Bacabal. Surge então o Rio Ouro, no lugar do rio Gorgulho, vindo logo após dar origem à Vila Barra do Ouro.

Em 1980, com a grande enchente do Rio Tocantins, surgiu a ideia de construir uma sede mais distante da margem do rio, pois até então, desde a criação da Vila, os poucos moradores moravam próximo ao leito do rio. Em 1990, com outra grande enchente, surge o povoado da Cidade Nova, a 3 km da margem do rio, bastante questionado pelos moradores que ali residiam.

Leia Também:  Governo entrega 41 casas no Jardim Taquari na próxima segunda-feira, 18

Em 1992, já com mais ou menos 300 habitantes, surgiu a ideia da emancipação do município. Elevado à categoria de município e distrito, com a denominação de Barra do Ouro, pela Lei Estadual nº 829, de 26 de abril de 1996, desmembrado de Goiatins.

O município foi instalado em 1º de janeiro de 1997. A economia é baseada na agricultura e pecuária.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA