PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Naturatins participa de ação de limpeza no Rio Araguaia

Dentre os resíduos foram encontrados geladeira, cadeiras, pneu, porta, garrafas pet e de vidro, além de calçados.

Publicado em

A supervisão da Área de Proteção (APA) Ilha do Bananal/Cantão, participou no  último sábado, 20, da IV Coleta de Lixo no Rio Araguaia. A ação de educação ambiental aconteceu no percurso acima do Porto do Cais, em frente à Praia da Gaivota em Araguacema, até a Ilha de Peixe, acima do Rio Caiapó, nas margens direita e esquerda do Rio Araguaia.

A atividade fez parte de uma parceria com a Equipe Araguaia limpo e resultou no recolhimento de um caminhão caçamba de lixo. Dentre os resíduos foram encontrados geladeira, cadeiras, pneu, porta, garrafas pet e de vidro, além de calçados.

O supervisor da APA Ilha do Bananal Cantão, Jovane Ferreira, destacou que a ação recebeu o apoio do Naturatins, visto que o órgão visa à preservação ambiental da região. “Esperamos que esta coleta de lixo se fortaleça e se torne tradição. Esperamos que a população se sensibilize com os mananciais e preservação da natureza no âmbito em geral, que  é dever de cada cidadão” apontou.

Segundo um dos idealizadores e coordenador da coleta, João Nilson, o objetivo é no mês de setembro recolher o lixo deixado nos acampamentos. “Ficamos surpresos porque retiramos novamente das praias e do rio Araguaia, um caminhão de lixo. Agora a proposta é nos fortalecer e levar essa ideia para as escolas, no sentido de conscientizar as crianças. Educação infantil será o nosso objetivo,” explicou.

Leia Também:  Em audiência pública, Governo do Tocantins ouve população e recebe demandas para o novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina

O projeto iniciou em 2015 e além do Naturatins, a ação contou com parcerias da prefeitura de Araguacema, sociedade civil, por meio de empresários e comerciantes locais, igrejas e da comunidade, dentre eles pescadores que fazem parte do Projeto Pirarucu, com o Acordo de Pesca no município de Araguacema, que possuem base de apoio no Rio Caiapó.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  Em audiência pública, Governo do Tocantins ouve população e recebe demandas para o novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA