PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Praça da Marinha com exposição de Lancha usada em salvamentos e fiscalização é inaugurada em Palmas

A Praça da Marinha está localizada na Avenida LO-19, que dá acesso à Praia do Prata, conta com a exposição permanente de uma Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha.

Publicado em

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 28, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, inaugurou um monumento em homenagem à Marinha do Brasil e integrantes da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), instituição encarregada da defesa de rios e mares. Na ocasião, a prefeita recebeu a imposição da medalha Amigo da Marinha e realizou o plantio de espécies nativas do cerrado oriundas do projeto Meu Pé de Sombra, desenvolvido pela gestão municipal.

“É uma alegria imensa vivenciar este momento festivo onde homenageamos a Marinha do Brasil e todos os integrantes da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins e agradecemos pelas parcerias desta instituição com o nosso município, sempre tendo como finalidade a melhoria da vida da população. Temos trabalhado em conjunto em diversas áreas, como por exemplo, na área da educação onde temos a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré e na área esportiva com o projeto Segundo Tempo – Forças no Esporte”, destacou Cinthia Ribeiro.

O comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante, Sérgio Nathan Marinho Goldstein, falou da importância de monumentos como este. “É um gesto de reconhecimento da nossa instituição. Neste espaço a população vai conhecer um pouco mais sobre a Marinha, vai poder registrar sua visita ao local e saber que em Palmas homens e mulheres da Marinha atuam em defesa das águas desse município, zelando constantemente pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição causada por embarcações”, frisou o Almirante.

Leia Também:  Servidores públicos podem se inscrever em curso da Unicet em agosto

Os serviços de infraestrutura e paisagismo da Praça da Marinha foram realizados com recursos próprios da Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp).

A solenidade contou com a presença do deputado federal Vicentinho Júnior, representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Polícia Militar do Tocantins e Exército Brasileiro.

Durante sua fala, a prefeita agradeceu a presença dos alunos das autoridades federais, municipais e estaduais presentes. Ressaltou a participação dos alunos da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, dos adolescentes e jovens que integram o programa Segundo Tempo – Forças no Esporte e de civis que compõem a Sociedade Amigos da Marinha do Estado do Tocantins (Soamar-TO).

A Praça da Marinha está localizada na Avenida LO-19, que dá acesso à Praia do Prata e, além de paisagismo conta ainda com a exposição permanente de uma Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha – LAEP-7, construída em 1990 em Belém do Pará. Esta lancha é utilizada nas tarefas relacionadas à ação de fiscalização do tráfego aquaviário, socorro e salvamento em diversas capitanias brasileiras durante o patrulhamento das águas costeiras e abrigadas, sob jurisdição nacional.

Leia Também:  Prefeitura de Porto Nacional amplia investimentos na UPA

Sobre a medalha

 A Medalha Amigo da Marinha existe há mais de 50 anos e é entregue a personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças e instituições que tenham se destacado por projetos e ações que além de divulgar a mentalidade marítima valorizem os valores de cidadania e civismo.

Pé de Sombra

 O projeto Pé de Sombra foi criado em setembro de 2017 com o objetivo de arborizar áreas disponíveis em escolas e suas proximidades, propiciando conforto térmico e outros benefícios provenientes da cobertura vegetal. Com o plantio de mais de 1805 mudas de árvores nativas e frutíferas nas regiões Centro, Sul e Norte do Município, o projeto ampliou-se e já não é desenvolvido apenas em áreas próximas a escolas.

Hoje o Pé de Sombra propicia a formação de arvoredos em locais parcial ou totalmente desmatados em todas as regiões da Capital e auxilia inclusive na conscientização e combate às queimadas em todo o Município.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Wanderlei Barbosa e Antonio Andrade, vistoriam obras da nova ponte de Porto Nacional

Published

on

Em uma visita à obra, o governador Wanderlei Barbosa e o deputado federal Antonio Andrade, ambos cidadãos portuenses, destacaram a magnitude da ponte que garantirá a facilitação do acesso da população que precisa dela, bem como a melhoria da economia, turismo e escoamento da produção agrícola.

 

A visita às obras foi acompanhada por pré-candidatos a vereadores e lideranças do município que apoiam a pré-candidatura a prefeito do deputado Antonio Andrade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Servidores públicos podem se inscrever em curso da Unicet em agosto
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA