Intenção de Consumo cresce 8% em Palmas

Comércio Palmas.

O índice geral da ICF - Intenção de Consumo das Famílias ficou em 100,9 pontos no mês de fevereiro, totalizando uma variação mensal de 0,6%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 8%. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Entre os subindicadores que mais se destacaram no mês, estão os relacionados às compras a prazo. A ICF apontou uma tendência de crescimento na aquisição de bens duráveis com aumento de 5% no indicador, que registrou 81,1 pontos. Além disso, o item que trata do acesso ao crédito ficou em 48,2 pontos, com avanço de 5,2% na comparação mensal entre janeiro e fevereiro.

Essa variação foi ainda maior na relação com o mesmo período do ano passado: um progresso de 7,1% na avaliação positiva dos consumidores em relação aos empréstimos e compras a prazo e de 8,8% para as compras de bens duráveis, como geladeira, fogão ou automóveis, por exemplo.

“Aparentemente tímido, esse crescimento significa que a confiança do consumidor em assumir compromissos a longo prazo está maior, o que pode refletir no endividamento”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso. “E isso é bom para o comércio, pois eleva o resultado das vendas e, consequentemente, a confiança dos empresários”, conclui a economista.

Outros dados da pesquisa estão disponíveis para download em:  https://bit.ly/2SpS3n8

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