Consumo consciente é abordado na abertura da "Semana do Consumidor" do Procon/TO

Procon Tocantins participa de diálogo sobre consumo e endividamento.

“O consumidor na maioria das vezes é lesado por falta de informação”, ressaltou o superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO), Walter Viana, durante uma palestra de “Educação para o Consumo” na abertura da Semana do Consumidor nesta segunda-feira, 11.

 

A Semana do Consumidor acontece em comemoração ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor, celebrado no próximo dia 15 de março.  Durante todo o dia foram desenvolvidas ações em escolas estaduais e municipais do Tocantins, com o objetivo de conscientizar mais de 400 jovens alunos sobre as conseqüências do consumo excessivo.

 

Os profissionais do Procon/TO, enfatizaram que é preciso observar a necessidade antes de comprar qualquer produto, assim como estar atento as propagandas, período de troca e o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC). As palestras foram realizadas no Colégio da Polícia Militar (CPM), em Araguaína, e na Escola Municipal Caroline Campelo, em Palmas. Ainda na ocasião, os jovens puderam tirar suas dúvidas e citaram exemplos de como aplicar na prática o que aprenderam.

 

Vulnerabilidade

 

A coordenadora de Educação para Consumo do núcleo Regional de Araguaína, Renata Vasconcelos, chamou à atenção para a vulnerabilidade dos jovens ao se depararem com o consumo sem necessidade. “É preciso conscientizar os jovens das conseqüências do consumo excessivo, como isso influencia negativamente para os adultos que serão futuramente. Assim como orientar sobre seus direitos enquanto consumidores”, afirmou Renata.

 

A supervisora da Escola Municipal Caroline Campelo, Aurea Martins Leite, ressaltou que, “a educação para o consumo deveria ser inserida nas disciplinas escolares dos alunos, uma vez que estamos tratando de ações financeiras e de responsabilidades muito sérias, com impactos durante toda a vida deles”, afirmou a supervisora.

 

Consumo e Endividamento

 

Ainda na tarde desta segunda-feira, o superintendente do Procon Walter Viana e o coordenador de Educação para Consumo de Palmas, José Santana Júnior, participaram do “Diálogo sobre Consumo e Endividamento”, no Resolve Palmas, organizado pelo Procon da Capital, para servidores do órgão municipal afim de discutir os direitos básicos do consumidor, prevenção ao endividamento e a nova lei de proteção de dados.

 

Semana do Consumidor

 

A Semana do Consumidor tem como objetivo orientar os consumidores sobre os direitos e cuidados que os mesmos devem ter na aquisição produtos e contratação de serviços. Serão desenvolvidas atividades que abordam a relação de consumo entre fornecedor e consumidor, alertando sobre situações cotidianas e também os procedimentos de como reclamar.

 

Confira a programação

 

Terça 12/03

8h- Palestra “Educação para o Consumo”- Colégio Positivo

Gurupi

8h30- Palestra: “Direitos Básicos do Consumidor”-  Faculdade FACIT

Araguaína

9h30- Programa “Procon Orienta” na rádio 104,9 FM

Araguatins

09h30- Ação educativa de Educação para o Consumo- Colégio Positivo

 

Gurupi

11h– Lançamento Oficial no Rádio Princesa FM da Semana Do Consumidor  

Dianópolis

16h30m – Orientações fiscalização – 96 FM

 

Palmas

20h– Palestra: “Noções do Código de Defesa do Consumidor” – EJA - Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva.

Palmas

20h – Palestra: “Direitos Básicos do Consumidor” Faculdade FACIT

Araguaína

FAÇA SEU COMENTÁRIO