Grupo bilionário multinacional chinês quer investir em diversos setores do Tocantins

Wanderlei Barbosa e seus secretários receberam os representantes do grupo multinacional chinês

Três representantes do conglomerado empresarial sediado na China Primavera Crops estiveram nesta terça-feira, 26, com o vice-governador Vanderlei Barbosa para apresentar os projetos em diversas áreas.

Segundo Moacir Vieira de Almeida, um dos sócios brasileiros do grupo, o interesse no Tocantins é antigo mas a instabilidade política não permitiu que se investimentos fossem concretizados. Segundo ele o cenário agora é bem mais favorável. “O Brasil vai crescer enormemente nos próximos anos e pretendemos dar a nossa parcela de contribuição investindo cerca de 5 bilhões de dólares nos próximos 10 anos e o Tocantins é um dos nossos principais alvos“, afirmou em entrevista exclusiva à Folha Capital.

O grupo, que tem investimentos na área do agronegócio no Paraná e no Porto de Suape em Pernambuco, está interessado em financiar desde casas populares até portos e ferrovias no Tocantins, passando pelo setor de turismo, alimentos e tecnologia. No documento de intenções entregue para Vanderlei o grupo afirma que pretende abrir um escritório no Tocantins interligado diretamente com os escritórios do grupo em Pequim e Shenzhen, na China.

Um dos responsáveis pela vinda do grupo multinacional ao Tocantins, Goianyr Barbosa, afirmou que ainda nesta terça-feira o grupo já se deslocou para São Paulo e ainda esta semana estará em Brasília-DF com o senador tocantinense Eduardo Gomes e a ministra da Agricultura Tereza Cristina para tratar de concessões em âmbito federal no Tocantins. Além do capital Chinês o grupo conta ainda com capital sul coreano e brasileiro.

“Este é um grupo empresarial muito forte. E para o estado carente de investimentos como Tocantins, a participação deles e de outros grupos financiadores é fundamental“, afirmou Goianyr. 

Para o vice-governador Wanderley Barbosa, as propostas apresentadas vão atender as necessidades do Estado e apresentarão benefícios perceptíveis no setor de serviços, com a geração de empregos captando o potencial produtivo existente.

“O fomento para industrialização do Estado é um dos carros-chefes da gestão do nosso governador Mauro Carlesse. Ele entende que os investimentos trazem grandes benefícios para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida da população com a geração de emprego e renda”, disse o vice-governador.

Presentes

Estiveram presentes na reunião o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Chiareloto; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes; o diretor administrativo da Primavera Crops, Moacir Vieira; o vice-diretor, Young Hak Lee; e o administrador Pierre Larsen.

FAÇA SEU COMENTÁRIO