Sebrae Tocantins vai promover palestras durante a Agrotins 2019

Moisés Gomes: "Visitantes poderão experimentar novos conhecimentos"

O superintendente do Sebrae-Tocantins, Moisés Gomes concedeu uma entrevista exclusiva para a Folha Capital nesta edição especial sobre a Agrotins 2019, na qual falou sobre o papel da entidade no fomento de diversos setores ligados aos homens e mulheres do campo. Ele falou também sobre os eventos que serão promovidos no estande do Sebrae durante a edição 2018 da maior feira agrotecnológica do Norte do Brasil. Confira:

Folha Capital - De que forma o SEBRAE tem procurado ajudar o homem do campo, principalmente aqueles com menores recursos e linhas de crédito disponíveis?

Moisés Gomes - O SEBRAE apoia o produtor rural por meio do fomento ao empreendedorismo. Incentiva esse produtor a empreender em seu negócio através de subsídios em capacitações gerencias que orientam sobre seus custos de produção e apurar os resultados financeiros para manutenção e sucesso dos investimentos, consultorias in loco financeiras e tecnológicas para implantação de novas técnicas de produção com baixo custo de implantação, que buscam o aumento da produtividade das atividades praticadas, tornando seus negócios mais competitivos.

Como o SEBRAE tem ajudado as pessoas que sobrevivem do extrativismo e do artesanato, como as quebradeiras de coco e as artesãs do capim dourado?

O Sebrae atua em mais de 20 Associações em todo Estado, fomentando o artesanato de forma integrada, enquanto setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural das comunidades e promove a melhoria da qualidade de vida, ampliando a geração de renda e postos de trabalho através de ações como:
- Ampliação de oportunidades de ocupação e renda;
- Melhorias de produtos com consultorias em designer
- Contribuir para a formalização do setor através de parceiro o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB);
- Promover o acesso a tecnologias adequadas ao aumento e melhoria da capacidade produtiva;
- Utilizar a inovação como um dos fatores de diferenciação do produto artesanal;
- Promover a educação empreendedora;
- Promover a cultura da cooperação, estimulando a criação e o fortalecimento de associações e cooperativas;
- Promover o acesso a mercados com participação em feiras de negócios;
- Utilizar o marketing como uma das ferramentas para impulsionar a competitividade;
- Articular parcerias para aumentar a participação do artesanato na produção nacional e para o consequente fortalecimento do setor.

Que novidades o SEBRAE vai realizar/anunciar durante a Agrotins 2019?
O SEBRAE estará presente na Agrotins 2019 com um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. O conceito prevê um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa, pensado para empreendedores inovadores e transformadores. O Sebraelab será um espaço para viver, conviver onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença.
Durante a Agrotins, iremos oferecer subsídios de 70% nos serviços de consultoria para produtores rurais que tenham interesse em investir no licenciamento e regularização ambiental dos empreendimentos piscícolas, uso de biotecnologias para melhoramento genético dos rebanhos de bovinos de corte e leite através das técnicas de FIV e IATF e Cadastro Ambiental Rural e Georreferenciamento.

Quais serão as principais atividades realizadas no estande do SEBRAE na feira?

Estaremos com uma programação técnica de palestras com temas relacionados a inovação e tecnologias para promover o aumento da produtividade dos empreendimentos rurais e vários startups fazendo exposição de suas soluções para o agronegócio tais como:
- Plataforma de Previsões de tempo e clima personalizadas para a fazenda do agricultor ajudando o produtor a usar a meteorologia para tomar as melhores decisões de quando realizar pulverizações, plantio e colheita;
- Plataforma de comprar produtos Hortifrutigranjeiro que traz como proposta comodidade e segurança para comercialização em feiras livre;
- Controle de rebanho com classificação por sexo, faixa de idade, classe e raça; Gestão dos retiros e piquetes por status, área, controle de suporte e taxa de lotação; Registro completo das movimentações de animais realizadas na fazenda; Gestão das movimentações financeiras e controle de todas as entradas e saídas;
- Plataforma de conteúdo técnico veterinário, destinado a veterinários e estudantes de veterinária, no atendimento clínico veterinário que orienta sobre quais exames laboratoriais pode ser solicitado, para obter um diagnóstico preciso com o menor tempo possível, facilitar o atendimento e a gestão profissional do médico veterinário;
- Plataforma Auxilia profissionais de campo e produtores rurais na tomada de decisão, independente do sistema produtivo da fazenda.

Quanto o SEBRAE investe por ano neste setor?

Atualmente estamos atuando em algumas das principais cadeias em desenvolvimento no estado sendo elas a Piscicultura, Pecuária de Corte, Pecuária de leite, Hortifrutigranjeiros, Fruticultura, Artesanato de Babaçu e Capim Dourado, EcoTurismo e Turismo de Aventura. O investimento realizado em 2018 para promover o desenvolvimento desses setores aproximou-se dos R$ 5 milhões. Esses recursos foram investidos em Capacitações, Consultorias tecnológicas e Promoção e Acesso a Mercados.

Porque as pessoas que forem até a Agrotins 2019 devem ir até o estande do SEBRAE Tocantins?

Por que lá terão a oportunidade de experimentar novos conhecimentos relacionados a gestão e tecnologias de produção para seu negócio, conhecer novas plataformas tecnológicas que estão sendo desenvolvidas para facilitar a vida do homem no campo e acessar subsídios de 70% na contratação de serviços de consultoria que promovam a sustentabilidade ambiental e biotecnologias para reprodução animal.

FAÇA SEU COMENTÁRIO