PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

PARLAMENTARES

Palmas 30 anos: Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país

Publicado em

O primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, relembra os desafios enfrentados para implantar a capital do Tocantins e prevê que ela será uma das maiores e melhores cidades do Brasil em futuro próximo. Ele revela que foi pego de surpresa com a proposta do então governador Siqueira Campos de anexar Taquaruçu do Porto, município recém emancipado, e transferir sua sede para o local onde estava sendo construída a Capital.

Fenelon destacou que foi um choque Taquaruçu virar capital do Tocantins. Ele foi empossado como primeiro prefeito do pequeno município, com apenas dois mil habitantes, recém emancipado de Porto Nacional, em 1º de junho de 1989. Poucos meses depois, em dezembro do mesmo ano, viu-se na condição de primeiro mandatário da Capital.

“A responsabilidade que assumi foi muito grande. Mas nós abraçamos a causa inteiramente. Fizemos grandes loteamentos e nos dedicamos ao trabalho dia e noite. Teve vez de eu ir pra casa de madrugada, três horas da manhã. Não foi fácil. Queríamos ajudar o máximo para que Palmas realmente existisse e não deixasse brecha para que outros políticos tentassem mudá-la de local”, disse Fenelon Barbosa.

Leia Também:  Raul Filho reafirma sua pré-candidatura e ataca Amastha

“Foi aberto um canteiro de obras muito grande. O Siqueira [Campos] construindo as grandes obras da cidade e eu, aquilo que estava à altura da prefeitura, dando todo apoio às famílias que chegavam de todas as partes do Brasil. Tinha vez que chegavam 15 famílias por dia, em Palmas, a procura de uma oportunidade. Queriam morar na Capital. E nós contribuímos para isso”, afirmou Felenon.

O primeiro prefeito de Palmas, hoje recolhido em fazenda próxima à Capital, diz que se sente realizado e muito feliz por ter ajudado as pessoas, principalmente as mais pobres, que acreditaram na nova Capital, vieram pra cá e tiveram apoio. “É uma felicidade muito grande. Eu vejo, hoje, Palmas uma das cidades mais bonitas do nosso Brasil. Não tenho dúvidas de que, daqui a 30 ou 40 anos, Palmas será uma das grandes cidades do Brasil, porque ela é uma cidade moderna, planejada, bonita e um potente destino turístico”, finalizou. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARLAMENTARES

Ponte que liga Palmas a Luzimangues passa a se chamar José Wilson Siqueira Campos

Published

on

A Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas ao Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, passa a denominar-se Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto de
lei, de autoria do deputado Eduardo Fortes (PSD), foi aprovado na sessão matutina desta quarta-feira, dia 13.

Segundo a justificativa do parlamentar, o ex-governador, falecido aos 94 anos, em 04 de julho de 2023, foi indiscutivelmente um dos maiores líderes políticos do Tocantins deixando um legado inestimável. “Siqueira
foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, um incansável defensor dos interesses do povo tocantinense”.

Outro argumento do deputado é o de que o nome original da ponte não possui uma denominação atribuída por lei, pois obedece a um Decreto Executivo, tornado nulo através de sentença judicial transitada em julgado.

“Nesse sentido, atendemos todos os dispositivos atribuídos pela Lei 821, de 1996, que dispõe sobre a denominação de Logradouros, Obras, Estabelecimentos, Serviços e Monumentos Públicos e dá outras providências”, afirma Eduardo Fortes.

Comenda

Leia Também:  Governo do Tocantins lança aplicativo de celular Salve Mulher; Lei é de autoria da deputada Claudia

O ex-governador também teve outra homenagem aprovada, dessa vez proposta pelo deputado Mantoan (PSDB), no Projeto de Resolução que institui a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos”.

De acordo com o projeto, a homenagem busca “preservar a imagem, a memória e a marcante personalidade de homem público, com vida laboriosa, do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Tocantins, o desbravador dos cerrados planaltinos”.

A data de entrega da Comenda deverá ocorrer na Sessão Solene realizada anualmente no mês de outubro.

 

Crédito – Foto: Clayton Cristus

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA