Projeto Imuniza Tocantins é apresentado para Diretores Regionais de Educação

Diversos temas estão sendo abordados na reunião, com abordagens clínicas sobre doenças imunopreviníveis, como sarampo, influenza, meningite e HPV.

Nesta sexta-feira, 24, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio da Diretoria de Vigilância de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, apresentou para os Diretores Regionais de Educação do Estado do Tocantins o projeto Imuniza Tocantins, que prevê uma parceria entre a SES-TO e Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte, a fim de garantir maior abrangência e cobertura vacinal.

Segundo a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, Rosângela Bezerra, com as análises das nossas coberturas vacinais, pôde-se observar uma queda na adesão as vacinas. “Com esse cenário estamos em busca de novas estratégias para alcançar nosso público alvo, que está, em sua grande maioria, dentro das escolas. Então nada melhor do que buscar a Secretaria da Educação para ser nosso parceiro, para que a gente atinja esse público, que não tem procurado a sala de vacina para se proteger”, falou.

Rosângela apontou ainda que ao final dessa reunião será redigida uma proposta de portaria conjunta entre SES e Seduc.  “Queremos propor um procedimento, em que toda pessoa ao procurar realizar sua matrícula em uma Escola, apresente uma declaração de quitação vacinal, validando que o cartão dessa criança ou adolescente esteja em dia. Esse cartão não será um impeditivo, para a efetivação da matrícula, é apenas uma maneira de despertar nos pais e responsáveis por essas crianças a importância de manter a vacinação em dia”, explicou.

Jose Carlos é diretor Regional de Educação de Miracema e considerou a iniciativa como uma oportunidade de sanar dúvidas sobre a Imunização. “Eu mesmo tinha diversas dúvidas sobre doenças e vacinas. Achei a iniciativa excelente, mostra que a gestão Estadual está realmente pensando como todo e não como parte”, apontou.

O diretor Regional de Pedro Afonso, Neurisvaldo Rodrigues, disse que recebeu com entusiasmo o convite para ação. “Na nossa Regional como eu acredito que seja um panorama geral de todas as regionais, a Educação necessita da saúde, então quando recebemos essa convocação para participar aqui hoje, recebemos com entusiasmo, porque parte dos problemas que temos na escola passa pela saúde, esse elo conjunto vem para auxiliar a resolver pendencias que não são da nossa ossada, disse.

Telma Regina Santos, enfermeira da Imunização, ressaltou que no período vespertino, as atividades seguirão com uma formalização de tudo o que foi abordado. “Hoje a tarde estaremos construindo um planejamento para dar resolubilidade ao problema, para que nossos indicadores de coberturas vacinais consigam ter êxito. O objetivo é chegarmos a uma proposta de portaria conjunta, SES e Seduc, para garantir uma maior cobertura”, concluiu.

 Diversos temas foram apresentados na reunião, com abordagens clínicas sobre doenças imunopreviníveis, como sarampo, influenza, meningite e HPV. A Liga de Combate ao Câncer também participou da ação, apresentando a instituição filantrópica e se colocando a disposição das escolas para realização de palestras e parcerias no voluntariado.

FAÇA SEU COMENTÁRIO