Dulce Miranda participa de encontro com Dias Toffoli e bancada feminina

A deputada federal participou do evento e posou para foto com o presidente do STF e outras integrantes da bancada feminina

A deputada Federal Dulce Miranda participou na manhã desta quarta-feira, 3, de uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, na sede do STF.  O convite partiu do próprio Ministro à bancada feminina do Congresso Nacional e do Senado Federal, com o objetivo de apresentar às parlamentares, os avanços do Judiciário no tocante aos direitos à representatividade das mulheres na política brasileira.  

“Não tenho dúvidas de que a inclusão das mulheres na política exige uma atuação em diversas frentes: a elevação no número de candidaturas femininas; o efetivo apoio dos partidos políticos a essas candidaturas; e, a meu ver, principalmente a ocupação de cargos de destaque e de liderança dentro dos órgãos do parlamento e dos partidos”, disse Dias Toffoli, conforme matéria divulgada no site do Ministério.

A deputada Dulce Miranda considerou o encontro extremamente positivo, uma vez que, há um esforço de todas as parlamentares do Congresso e Senado em busca de maior representatividade eletiva e da participação da mulher nas discussões da política nacional.

“Nós representamos 52% do eleitorado brasileiro, no entanto, a participação feminina é bem pequena. Em 2018 tivemos 77 deputadas eleitas, o percentual foi de 51% a mais que em 2014, mas ainda assim é um aumento bem tímido”, lamentou Dulce Miranda.

A ministra do STF Cármen Lúcia pontuou os avanços conquistados pelas mulheres. “Mas ainda há um longo caminho a percorrer, principalmente por aquelas que não têm voz nem vez, que são muitas. Não estamos na luta contra quem quer seja. A luta é de todos, de homens e mulheres, pela igualdade, liberdade, dignidade e justiça”, declarou, conforme site do Ministério.

Incentivo às mulheres

A deputada Federal Dulce Miranda disse que as discussões no STF vão ao encontro ao que o MDB do Tocantins busca: fazer com que as mulheres se engajem mais politicamente. Segundo a parlamentar, para o segundo semestre desse ano, o Partido fará visitas em todas as cidades como forma de mobilização delas e conscientização das mesmas para candidaturas femininas.

FAÇA SEU COMENTÁRIO