Metrologia Estadual faz mais de 45 mil ações no primeiro semestre de 2019

Produtos de Páscoa em teste metrológicos no laboratório de Pré-Medidos da AEM

Com a missão de promover a confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo por meio da Medida Certa, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), registrou 45.606 ações no primeiro semestre do ano.

É da competência da Metrologia Estadual atuar na defesa dos interesses do consumidor e na qualidade dos bens ofertados à sociedade, por meio do apoio ao desenvolvimento industrial e comercial, respeitando às normas vigentes. Compete à AEM a fiscalização e, quando necessário, a apreensão produtos e instrumentos irregulares no comércio, sem o selo de identificação da conformidade.

No Tocantins, a AEM trabalha baseada na legislação metrológica e principalmente, na busca pela conscientização das instituições e da sociedade, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos.De acordo com o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, as ações da pasta têm também o objetivo de harmonizar as relações de consumo, com a equidade para quem comercializa e a tranquilidade para o usuário que precisa do produto. “Mais do que um número, os dados representam a nossa equipe nas ruas e estabelecimentos comerciais, atuando para assegurar a concorrência leal e a competitividade legal. Tudo garantindo que o consumidor tenha seus direitos respeitados” pontua Rérison

Ações da Metrologia Estadual

A Agência de Metrologia trabalha em quatro frentes de atuação: Qualidade, Pré-Medidos, Instrumentos e Conformidade. Para isso executa o Plano de Trabalho Anual pactuado junto ao Inmetro. Além dele, a pasta, em conjunto aos demais órgãos delegados do Inmetro, realiza também algumas operações especiais.

Em 2019, na área da Qualidade, foram realizadas 5.427 ações,dentre elas a verificação dos produtos com Selo Inmetro, as coletas têxteis, as visitas às oficinas reparadoras de pneus, às oficinas de manutenção de extintores. Na área de Pré-Medidos foram realizadas 19.424 ações, dentre elas a pesagem e conferência de produtos dos gêneros alimentícios e de higiene pré-embalados. Na área de Instrumentos foram 20.755 ações. Compreendem as ações da Metrologia Estadual a Verificação de Radar, Taxímetro, Cronotacógrafo, Balanças, Bombas de Medidores de Combustível e de Esfigmomanômetro.

Operações Especiais

De janeiro a junho de 2019 foram realizadas três operações especiais: Páscoa, Dia das Mães e São João. Na área de pré-medidos, todos os produtos recolhidos foram ensaiados nos laboratórios metrológicos, com resultados de excelência para a população, a exemplo da Operação São João que testou produtos de vinte e seis fabricantes e nenhum apresentou divergência de pesagem, com 100% de aprovação.

FAÇA SEU COMENTÁRIO