PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Dueré sedia I dia de campo da cadeia produtiva da ovinocultura

Na programação do evento, que inicia às 7h30 desta sexta-feira, 03, serão ministradas palestras sobre manejo reprodutivo, de pastagens e sanitário.

Publicado em

Produtores rurais de Dueré e municípios vizinhos estão convidados a participar do I Dia de Campo da Cadeia Produtiva da Ovinocultura. O evento acontece nesta sexta-feira, 3, a partir das 7h30, na Chácara Água Boa, município de Dueré. O acesso é pela TO 374 (Gurupi – Dueré), km 29, às margens da rodovia. O Dia de Campo está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Prefeitura de Aliança, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae).  

 

Na programação do evento serão ministradas palestras sobre manejo reprodutivo, de pastagens e sanitário da atividade. O evento está organizado em três estações. Na primeira estação o tema da palestra será sobre o “Manejo Reprodutivo em Ovinos” com o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), médico veterinário Marcio Gianordoli.

 

Na segunda estação o tema abordado será “Manejo de Pastagens para Ovinos”, palestra ministrada pelo analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Pedro Alcântara. “Manejo Sanitário em Ovinos” é o tema da terceira estação. O palestrante é Idalécio Pacífico da Silva (Ruraltins). Na ocasião, serão tratadas as principais raças, tipos de instalação, principais doenças, seus sintomas, diagnósticos, tratamentos e prevenção, além de legislação.

Leia Também:  Ruraltins realiza Piloto do Mutirão Piscicultura Legal município de Lajeado

 

Para o melhor aproveitamento das informações os participantes serão divididos em grupos com no máximo 20 pessoas. A organização e saída dos grupos serão coordenadas por equipes da Seagro e Ruraltins.

 

Após as vistas às estações, os produtores participarão de mais uma palestra, dessa vez sobre a “Gestão e Rentabilidade da Atividade”, com o palestrante José Daniel, representante do Sebrae. O evento será encerrado após os debates e apresentação de propostas, com a participação de todos os presentes. O interlocutor dos debates será o assessor técnico da Seagro, Marcelo Costa.

 

A diretora de Políticas para a Pecuária, Érika Jardim afirma que a atividade é uma excelente opção para o produtor rural. “As condições do município são excelentes para a criação de ovinos”, afirmou. “O Governo do Estado, por meio da Seagro e parceiros realiza esse trabalho educativo, com informações e orientações para o criador de ovinos, com objetivo de estimular o desenvolvimento da atividade, sendo mais uma forma de melhorar a renda e as condições econômicas das famílias rurais”, afirmou a diretora.  

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Declaração obrigatória de animais poderá ser antecipada

Published

on

Com o objetivo de manter o controle sanitário dos rebanhos visando à abertura de novos mercados, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que as propriedades que enviarão animais de produção para leilões ou abates no início de maio, deverão antecipar a declaração de informações pecuárias, a partir da próxima segunda-feira (22). A campanha estadual de declaração para os demais públicos iniciará no dia 1º e seguirá até 31 de maio. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias.

 

Campanha de declaração de informações pecuárias

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a declaração e atualização das informações pecuárias são essenciais para o sistema de defesa sanitária do Tocantins. “

Para fazer a declaração de informações pecuárias, o produtor deve ir até um escritório da Adapec e preencher o formulário. Quem deixar de declarar as informações sobre todas as espécies de animais, pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Leia Também:  AgroSB recebe o Selo Mais Integridade do Ministério da Agricultura e Pecuária

 

Vigilância no campo

Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, a Adapec está realizando no Tocantins, um estudo soroepidemiológico para comprovação da ausência de circulação viral da febre aftosa. São 1.171 animais envolvidos no estudo, de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA