76ª Soea: uma agenda para o Tocantins e para o Brasil

Lançamento da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia na seccional do Tocantins do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas

Temas importantes para a população do estado do Tocantins estarão em debate de 16 a 19 de setembro, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.

Além de uma extensa programação sobre temas de interesse geral do país, a 76ª Soea e o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) ─ evento que integra a Soea ─ vão tratar de assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento econômico e social do estado e que têm impacto direto na vida do povo tocantinense.

Somente na tarde de terça-feira (17/09), cinco painéis vão tratar de agendas específicas do estado, o que demonstra que a realização da Soea em Palmas, além de movimentar economicamente a cidade, também, deixará um saldo de contribuições valiosas para o poder público local e para toda sociedade.    

No momento em que uma parte do estado arde com os milhares de focos de incêndios, o Contecc vai se debruçar sobre os “Biomas do Estado do Tocantins – Monitorar para Proteger e Desenvolver”. Vão participar do Painel Biomas Brasileiros, o Eng. Amb. Wallace Rafael Lopes (Superintendente do Ibama/TO)  e o Eng. Amb. Meire Carreira (Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas/TO).

Já o Painel sobre Saneamento Básico vai tratar do “Aterro Sanitário de Palmas”, o primeiro da região Norte com captação de Biogás. O tema será apresentado pelo Eng. Civ. João Evangelista Marques Soares, um dos profissionais que mais conhecem do assunto no estado. O mesmo painel vai apresentar um “Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos nas principais Cidades Brasileiras”.

A “Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Estado do Tocantins”, pauta tão cara ao estado, será retratada pelo Eng. Agr. Aldo Araújo de Azevedo, Diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (SEMARH/TO).

A indústria da pesca é outro assunto que afeta diretamente a economia tocantinense e a geração de emprego no estado. Na tarde de terça-feira (17/09), o “Panorama da Piscicultura em Tocantins”, será apresentado pelo Eng. Pesca Andrey Chama da Costa (Ruraltins). O mesmo painel dará atenção às “Perspectivas da Tilapicultura em Tanques-rede no Tocantins”, que será apresentado pelo Eng. Agr. Giovanni Moro. Na mesma mesa, também estará em debate a “Aquicultura - Cenários e Perspectivas Nacionais”, com a Eng. Pesca Letícia Matias Rocha.  

Com foco nas estratégias para o desenvolvimento nacional, a Soea e o Contecc abriram espaço na programação para debater “As Cadeias Produtivas do Estado do Tocantins”. O tema será tratado pelo Geol. José Roberto Fernandes (Assessor da Presidência da CNI/FIETO). No âmbito nacional, o tema será apresentado pelo Eng. Agr. Laerte Marques da Silva (Confea/UFS).

Dia: Terça-feira 17/09

Sala 5

14h às 16h: Biomas do Estado do Tocantins – Monitorar para proteger e desenvolver;

16h30 às 18h30: Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Estado do Tocantins;

Sala 2

16h30 às 18h30: Aterro Sanitário de Palmas: Estudo de caso do primeiro aterro sanitário da região Norte com captação de biogás;

Sala 7

14h às 16h: Panorama da Piscicultura em Tocantins e Perspectivas da Tilapicultura em tanques-rede no Tocantins.

Mais informações e Programação completa: http://www.soea.org.br/

FAÇA SEU COMENTÁRIO