No Novembro Azul, vereador chama atenção do palmense para exames preventivos

O vereador faz alerta para que o público masculino procure uma unidade básica de saúde mais próxima para realização de exames preventivos

Novembro é o mês de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ciente da importância de cuidados com a saúde, o vereador Lúcio Campelo (PL) chama atenção do palmense. “Ainda há muito preconceito em relação a exames e essa rejeição da maioria tem ceifado vidas. O homem precisa entender que é responsabilidade dele cuidar da própria saúde”, frisa.

O vereador faz alerta para que o público masculino procure uma unidade básica de saúde mais próxima para realização de exames preventivos. “Sei da dificuldade que o homem tem em ir a um médico para avaliar sua saúde, mas é importante e necessário compreender que, independente da idade, cuidar de si, buscar auxílio profissional, é o melhor remédio para evitar diagnósticos indesejáveis”, analisa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO), no Tocantins, até o mês de outubro deste ano, já foram diagnosticados 136  casos de câncer de próstata. Em 2018, foram 250 novos casos. No ano passado foram registrados 132 óbitos por câncer de próstata e este ano outros 99 casos. Esse tipo de câncer é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além daqueles com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Hábitos saudáveis

Além dos exames preventivos, hábitos saudáveis diminuem o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Manter uma alimentação saudável, não fumar e praticar atividades físicas são algumas atitudes importantes. 

FAÇA SEU COMENTÁRIO