Com a presença de Cinthia Ribeiro grupo cria a Associação das Secretarias de Finanças do Tocantins

A Associação, segundo Rogério Ramos, tem como pauta principal a atualização e o fortalecimento das políticas tributárias dos municípios

Com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro, aconteceu o I Workshop Tributário dos Municípios do Tocantins. Ao dar as boas-vindas, a prefeita destacou a alegria de contribuir como gestora na promoção de eventos tão importantes para os municípios. (continua abaixo)

“Nós, gestores públicos, e aqui incluo cada um de vocês, somos responsáveis pela gestão responsável e transparente. São muitas as adversidades que enfrentamos no dia a dia. É no Município que as coisas acontecem. Nós somos os verdadeiros protagonistas. É na nossa cidade, em nossas portas que as pessoas batem procurando uma saúde de qualidade, educação de qualidade e a aplicação cada mais transparente e eficiente dos fundos que gerimos, e diga de passagem, um dinheiro que é nosso, do contribuinte e deve ser muito bem aplicado”.

Segundo a prefeita, estar com um público tão seleto nesse primeiro workshop é motivo de muita alegria. “A importância de discutirmos as práticas que cada um vivencia em seu município certamente contribuirá muito para gestão municipal”, finalizou.


No período da manhã, como parte da programação, foi criada e instalada a Associação dos Secretários de Finanças do Estado do Tocantins (Assefin-TO). Na mesma ocasião também foi eleita a primeira diretoria da entidade, que tem como presidente o secretário municipal de Finanças, Rogério Ramos.

A Associação contou com a participação de 40 secretários municipais de Finanças, com representatividade em todo o Estado. Eles também participam do I Workshop Tributário Municipal, realizado por iniciativa da Prefeitura de Palmas.

A Associação, segundo Rogério Ramos, tem como pauta principal a atualização e o fortalecimento das políticas tributárias dos municípios, através da troca de experiência e defesa de demandas junto aos órgãos com os quais se relacionam, nas esferas estadual e federal.

Ao final do I Workshop Tributário Municipal os membros da Assefin-TO redigiram uma carta em conjunto que será encaminhada a Fazenda Estadual, apresentando questões financeiras e tributárias dos municípios signatários.

"Queremos discutir questões como a distribuição da distribuição do ICMS aos municípios, por exemplo. Nós vamos representar não só os 40 municípios aqui presentes, mas todos os 139 municípios do Estado, porque temos muitas demandas em comum', afirmou o presidente da Assefin-TO e secretário de Finanças, Rogério Ramos.

Workshop

O I Workshop Tributário Municipal discutiu temas relevantes para a pasta das finanças municipais. O analista de Negócios do Sebrae de São Paulo, Pedro Pessoa Mendes, ministrou uma palestra sobre a ‘Contribuição dos Pequenos Negócios para o Desenvolvimento Municipal’.

Outro tema abordado foi ‘A Reforma Tributária na Visão dos Municípios’, na palestra proferida pelo analista do Sebrae do Rio de Janeiro, Sebastião Rolon Neto.

A representante do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet), Kellen Pedreira do Vale falou sobre a importância do ‘Contencioso Administrativo para os Municípios’. Já o professor da Fundação de Apoio a Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepsul), Ronny Fey fez uma palestra sobre ‘Central de Atendimento ao Cidadão - Case Resolve Palmas’.

Diretoria da Assefin-TO

Diretoria
Rogério Ramos de Souza - Palmas – Presidente
Katiúscia Almeida Cunha - Colinas – 1ª Vice Presidente
João Carlos Rodrigues Lourenço – Paranã – 2º Vice Presidente
Fabiano Francisco de SouZA - Araguaína – 1º Secretário Geral
Francisca Batista Leal - São Miguel – 2ª Secretária Geral
Gengiskan José de Alencar – Peixe - 1º Tesoureiro
Allysson Cunha Coelho – Muricilândia – 2º Tesoureiro
Iomar Teixeira de Souza – Porto Nacional – 1º Diretor de Relações Institucionais
Jonas Aires da Silva - Brejinho – 2º Diretor de Relações Institucionais
Ingrid Lima Ribeiro - Paraíso – 1º Diretor de Expansão
Léssia Guimarães Santana - Araguatins – 2º Diretor de Expansão

Conselho Fiscal
Nádia Riselma Gomes Madeira - Wanderlândia – Presidente
Ronilson Borges Silva - Angico - Titular
Nanci Maria da Silva - Santa Rita – Titular
Zilton Parente Araújo - Santa Rosa – Suplente
Edna Moura Narcizio Machado - Abreulândia – Suplente

Coordenadorias
Fábio - Riachinho - Bico do papagaio
Fabiano Francisco de Souza – Araguaína - Região Norte
Lenilson Ferreira da Silva - Bandeirantes - Região Nordeste
Lammonye - Colméia - Região Centro Oeste
Ronilson Dias Melo – Xambioá - Região Noroeste
Edna Moura Narcizio Machado - Abreulândia - Região Central e Jalapão
Thiago Cardoso Severo – Aurora - Região Sudeste
Ana Flávia Alves Silveira Monteiro – Crixás -Região Sul

FAÇA SEU COMENTÁRIO