PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Réveillon: confira os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes

Ao soltar fogos de artifício, certifique-se de que esteja distante da rede elétrica, pois podem causar curtos,

Publicado em

 

Fogos de artifícios, decorações luminosas, shows musicais, aglomeração de pessoas. São muitos os ingredientes que fazem do Réveillon uma das datas mais especiais do ano. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para celebrar esse momento com segurança e evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. Por isso, a Energisa reforça as orientações para as festas de final de ano.  

Ao soltar fogos de artifício, certifique-se de que esteja distante da rede elétrica, pois podem causar curtos-circuitos e interrupções na energia, além de queimaduras e acidentes fatais. Somente adultos devem manusear os fogos. “Na hora da compra, escolha materiais com certificação de segurança e qualidade. O manuseio de fogos e rojões exige muita atenção e é extremamente importante buscar locais descampados, longe da rede elétrica e isolados da aglomeração de pessoas”, alerta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Bruno Queiróz. 

Barracas, palcos e arquibancadas devem ser instalados com distância mínima de 1,5 m em relação à rede elétrica. Sempre contrate profissionais qualificados para realizar as instalações elétricas. Ao realizar decorações, fixe os objetos somente em lugares seguros, sem utilizar postes ou a rede elétrica. Dê preferência aos itens impermeáveis, são mais seguros e duram mais. Certifique-se de que tudo está fixado corretamente para evitar que sejam lançados contra a rede elétrica em caso de ventanias ou temporais. 

Leia Também:  Passageiros apoiam Blitz da OAB contra cobrança de bagagem

Trios elétricos precisam seguir as normas de segurança e estar dentro da altura permitida por lei para evitar contato com a rede de energia elétrica. Nas residências, comércios ou locais de festas, é importante verificar a instalação elétrica. Deve-se evitar ligar vários equipamentos em apenas uma tomada, utilizando “T” ou “benjamin”, para não sobrecarregar os fios. Também deve-se evitar emendas ou utilizar fios descascados. 

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a?Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330,?aplicativo?Energisa?On, redes sociais, site?www.energisa.com.br ou pelo?WhatsApp, por meio de mensagem para a?Gisa, no número 63 9222-6664.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Concurso da Aleto: candidatos podem entrar com recurso até sexta, 19

Published

on

O prazo para interposição de recurso contra o gabarito preliminar das provas objetivas do concurso público da Assembleia Legislativa do
Tocantins (Aleto) termina nesta sexta-feira, 19, às 11h59. Para ingressar com recurso, o candidato deve acessar o link
(https://conhecimento.fgv.br/concursos/aleto) disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e seguir as orientações, indicando, uma a
uma, as questões que devem ser revisadas ou anuladas pela banca examinadora.

O resultado preliminar do concurso público da Aleto foi divulgado na última terça-feira, 16, em edição suplementar do Diário Oficial da Aleto e
no site da FGV.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TCE/TO prorroga prazo para o envio da sétima remessa do Sicap
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA