PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Aumento do IPTU é derrubado na Justiça e prefeitura já prepara novos boletos

Decisão foi tomada pelos desembargadores do Tribunal de Justiça na tarde dessa quinta, 01.

Publicado em

“Em respeito à decisão liminar do Tribunal de Justiça, procederemos à emissão de novos boletos do IPTU, com vencimento para o dia 30 de março, com todos os descontos de direito. Iremos readequar nosso orçamento à nova realidade”, disse o prefeito Carlos Amastha, depois da decisão do TJ que suspendeu o reajuste da Planta de Valores Mobiliários de Palmas, referente ao IPTU 2018.

 

Por unanimidade foi decidido pelos desembargadores em adotar a liminar e interromper os valores cobrados pela Prefeitura de Palmas no Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) do ano de 2018.

 

Os desembargadores decidiram ainda que a gestão deve cobrar os valores do IPTU de 2017, corrigidos pelo índice da inflação.

 

Na decisão, em caráter liminar, o desembargador João Rigo Guimarães assegurou que deve ser aplicado no IPTU 2018, os mesmos valores de 2017, mais a correção da inflação oficial do período de 2,95%, no que foi acompanhado pelos demais desembargadores da sessão. A ação segue em tramitação na Justiça para que seja analisado o mérito. O relator afirmou que em análise preliminar foi possível detectar que houve um aumento considerável do IPTU na Capital e que existe uma indignação dos contribuintes palmenses, complementou dizendo que esse aumento infringiu a razão.

Leia Também:  Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo acontece neste sábado, 15

 

José Omar de Almeida Júnior Procurador de Justiça e representante do Ministério Público Estadual, declarou pelo deferimento da liminar da ADI, suspendendo o aumento do IPTU, usou como argumento o fato de que o aumento do tributo fere princípios constitucionais.

 

Públio Borges procurador geral de Palmas, enfatizou que não houve aumentos, apenas correções pontuais. ”Não se alterou aliquota do IPTU, ou valores venais dos imóveis, mas sim a base de desconto”.  Borges explicou que aumentos pontuais podem ser corrigidos e discutidos na esfera administrativa , por meio do recurso do contribuinte á Prefeitura. O procurador complementou dizendo que os valores do IPTU de 2018  amparam o orçamento da gestão, citando as construções das creches, escolas, pavimentação asfáltica e programas como o Palmas Solar, Habita Palmas.

 

O prefeito Carlos Amastha (PSB) se pronunciou por meio da Secretaria de Comunicação que irá readequar o orçamento á nova realidade de arrecadação.

 

Segundo o secretário de Finanças, Christian Zini, toda a equipe técnica da pasta está reunida para definir como será feita a alteração nos boletos, cumprindo a determinação da Justiça, e disponibilizar para todos os contribuintes. “Todos os boletos serão recalculados a partir da próxima semana, e tão logo estejam disponíveis, será divulgado para a população”.

Leia Também:  Empresa de ônibus é autuada por publicidade enganosa em Palmas

 

Vale ressaltar que os novos boletos poderão ser emitidos pelo site do Resolve Palmas  http://resolve.palmas.to.gov.br, assim que estiverem atualizados, ou em uma das unidades localizada na Região Sul, Central e Norte. Além disso, o Resolve Responde, serviço de whatsapp, para esclarecimento de dúvidas também pode ser acionado pelo número (63) 9 9283-7597.

 

Outras orientações serão emitidas após a publicação da decisão judicial.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Presidente do SOLIDARIEDADE, dr. Hugo Mendes, declara apoio à pré-candidatura de Jorge Frederico em Araguaína

Published

on

O cenário político em Araguaína ganhou mais um capítulo com a declaração de apoio do ex-candidato à prefeitura e presidente do SOLIDARIEDADE do município, Dr. Hugo Mendes, ao projeto de Jorge Frederico. Dr. Hugo, que obteve praticamente 10% dos votos válidos no pleito de 2020, destacou a importância de sua participação nessa jornada política, em respeito à confiança depositada nele pelos eleitores.

Em sua análise, Dr. Hugo apontou que Araguaína precisa de um novo direcionamento, com foco na geração de empregos, na redução das taxas de impostos e na melhoria dos serviços tecnológicos. “Araguaína passou por um processo de infraestrutura, porém o custo de vida elevou e as pessoas estão mais pobres hoje, não posso só avaliar a pequena parcela dos bem sucedidos e sim dos que mais sofrem que necessitam de muito mais por Araguaína”.

Dr. Hugo passa a ser um dos nomes importantes para compor a chapa majoritária como vice de Jorge Frederico. Além dele, outros nomes de peso no grupo, como o ex-prefeito Paulo Sidney e o ex-deputado Elenil podem ser as opções.

Leia Também:  Bombeiros militares completam dois dias de buscas a pescador afogado no Araguaia

Ainda na de declaração de apoio, Dr. Hugo lança seu pai, o conhecido e preparado engenheiro Dr. José Carlos Mendes como pré-candidato a vereador no grupo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA