PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governo retoma obras habitacionais em Xambioá

Ainda de acordo com o superintendente, obra parada é sinônimo de prejuízo e o retorno da construção das casas populares é fruto de muito trabalho.

Publicado em

O Governo do Tocantins através da Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos vai retomar nos próximos dias, as obras de construção das casas populares no município de Xambioá, extremo norte do estado.

 

O anuncio foi feito pelo superintendente de habitação, Jorge Mendes, durante reunião realizada na semana passada, que contou com a participação da prefeita do município, Patrícia Evelin. Na oportunidade ficou acertado que nos próximos dias sob a responsabilidade da Prefeitura, será marcado uma reunião com as benificiários do programa com a equipe da secretaria.

 

Serão retomadas as obras de 70 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida I e II e 67 unidades habitacionais construídas por meio do programa Resolução 460. Para o superintendente de habitação, o trabalho de retomada das obras em todo o estado é uma prioridade do Governo. “A determinação do governador é clara em priorizar os programas habitacionais. Vamos trabalhar assiduamente para que essas famílias recebam suas novas casas dentro deste ano, levando mais qualidade de vida para todos”, observa o gestor

Leia Também:  Sisepe participa de reunião que discute reestruturação do PlanSaúde

 

Ainda de acordo com o superintendente, obra parada é sinônimo de prejuízo e o retorno da construção das casas populares é fruto de muito trabalho. “Estamos trabalhando diuturnamente para colocar todas as obras em dias. Com reuniões, negociações e visitas aos locais, conseguimos garantir o andamento de muitas construções importantes para a população do nosso Tocantins”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  Estado do Tocantins está em dia com repasses ao Igeprev de mais de 99% de dívidas anteriores

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA