PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

1ª etapa da campanha contra a febre aftosa atinge 99,37% do rebanho

Governador divulgou o resultado da vacinação que atingiu quase 100% do rebanho bovino tocantinense que segundo os números houve crescimento.

Publicado em

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta sexta-feira, 17, o resultado da 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, ocorrida de 1º a 31 de maio deste ano. Foram vacinados 8.509.886 animais ou 99,37% do rebanho bovino tocantinense, além de 6.716 bubalinos (99,54% do rebanho). Os índices declarados de vacinação estão mais uma vez acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que é de 90% do rebanho total do Estado.

 

Esta primeira etapa de 2016 superou a primeira etapa da campanha do ano passado, quando foram vacinamos 99,26% do rebanho. “Isso mostra o engajamento cada vez maior de nossos produtores com a imunização do rebanho. Com isso, garantimos 19 anos sem febre aftosa no Tocantins, o que permite vislumbrarmos a liberação total da vacinação e também a conquista de novos mercados para a nossa carne”, comemora o presidente da Adapec, Humberto Viana camelo.

 

A vacinação envolveu 56.268 propriedades rurais nos 139 municípios tocantinenses, sendo que 34 alcançaram o índice de 100% de seus rebanhos vacinados. De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende, o trabalho agora é localizar os animais que não foram vacinados no período de campanha. “Vamos localizar as propriedades, notificar e autuar os proprietários e depois realizar a vacinação acompanhada por técnicos da Adapec, para que nenhum bovino ou bubalino fique sem a vacina”, diz Márcio Rezende.

Leia Também:  Agrotins demonstra potencial da piscicultura no Tocantins

 

Os números também mostram crescimento do rebanho tocantinense de bovídeos. No ano passado eram 8.185.721 e este ano o número subiu para 8.563.591 (4,6% a mais). Entre os municípios com o maior número de animais estão Araguaçu com 360.288, Formoso do Araguaia com 230.778, Araguaína com 230.468, Peixe com 216.223 e Sandolândia com 181.236 animais.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

APROEST cumpre agenda em Brasília para fortalecer agricultura irrigada

Published

on

Na manhã desta última terça-feira, 3, o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins – APROEST, Wagno Milhomem, participou de uma reunião com o senador Eduardo Gomes (PL) e sua equipe no gabinete do parlamentar, em Brasília. Durante o encontro, foram apresentados projetos prioritários para o desenvolvimento da infraestrutura hídrica da região do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Entre os destaques estão três barragens elevatórias, a barragem P8 e duas pontes.

Outro ponto relevante discutido foi a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Polo, que visa fomentar o crescimento integrado e equilibrado da região. O presidente da APROEST, Wagno Milhomem, destacou o empenho na obtenção de recurso para fortalecer a agricultura irrigada.

“Estamos trabalhando para garantir investimentos que transformarão o potencial do Polo em realidade, beneficiando diretamente os produtores e a população da região.” O senador Eduardo Gomes reafirmou seu compromisso em buscar os recursos necessários para a conclusão das obras, dando continuidade ao apoio que resultou na construção de 14 barragens elevatórias em execução pela CODEVASF.

Leia Também:  Itertins celebra 35 anos de protagonismo para a regularização fundiária rural e inclusão social no Tocantins

A reunião contou com a participação dos assessores parlamentares João Bosco da Silva, Mauro Conde Soares e Eliomar dos Santos Correia, coordenador de Orçamento.

Diálogo sobre alterações no Código Florestal

Durante o dia, o presidente da Aproest se reuniu com o Deputado Federal Ricardo Ayres (Republicanos), na Câmara dos Deputados, para discutir o Projeto de Lei nº 5.725/23. A proposta sugere alterações no Código Florestal Brasileiro, buscando regularizar autorizações concedidas até 2015 pelo Naturatins e por órgãos licenciadores de outros estados para realocação de reservas legais fora da propriedade.

No encontro, foram abordadas também questões relacionadas à ampliação da produção agrícola nos municípios do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Ricardo Ayres manifestou seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio tocantinense e confirmou sua intenção de visitar a região em fevereiro do próximo ano. Na ocasião, participará de um evento promovido pela Aproest, com data a ser confirmada, para ouvir os seus associados.

Parcerias estratégicas para o desenvolvimento regional

Ainda na agenda, foram tratadas iniciativas em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), representado por Luciano Menezes e Tatiana. Estas ações visam fortalecer o reconhecimento do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins e consolidar a formação de um grupo gestor composto por representantes de instituições públicas e privadas. O objetivo é atrair recursos federais para projetos estruturantes que promovam o crescimento sustentável e ampliem a produção agrícola.

Leia Também:  Governo do Tocantins realiza censo da cadeia produtiva na apicultura e meliponicultura no Estado

Estiveram presentes na reunião: Mariete Milhomem, esposa de Wagno Milhomem; Adrian da Silva, consultor ambiental e os representantes do MIDR.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA