PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

MESA FARTA

Agricultores comemoram cultivo das sementes distribuídas

Publicado em

Os agricultores que foram beneficiados pelas sementes de milho, arroz e feijão, distribuídas pelo programa Mesa Farta, comemoram o cultivo nas comunidades rurais no entorno de Palmas. Do mês de dezembro de 2021 a meados de janeiro de 2022, cerca de 8 mil pequenos produtores receberam 2,2 mil toneladas de sementes para semeio nos 139 municípios tocantinenses. O programa é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

A produtora agrícola Erni Gomes Botelho, que integra o projeto de Fruticultura São João, afirmou que já semeou três hectares de milho e feijão com sementes altamente produtivas. “Essa ação do Governo é louvável. Nós estamos muito satisfeitos em cultivar essas sementes de qualidades. Com isso, podemos plantar, produzir e esperar uma boa colheita”, completou.

O agricultor Renato Botelho, do Reassentamento São Francisco, nas divisas dos municípios de Porto Nacional e Monte do Carmo, recebeu 100 kg de sementes do Mesa Farta e está cultivando milho e arroz. “Estou muito animado, principalmente pelo plantio do milho, pretendo expandir essa produção para aumentar a minha renda, pois desse cultivo é que vendo o milho verde nos estabelecimentos comerciais de Palmas”, explicou.

Leia Também:  Projeto Criança Feliz realiza festividades no Dia das Crianças em Silvanópolis

A presidente da Associação de chacareiros do Lago Taquari, zona rural de Palmas, Francisca Costa, destacou o repasse de 120 kg de sementes e milho, feijão e arroz feito pelo programa Mesa Farta a 30 famílias associadas. “É uma ação que fortalece ainda mais a produção agrícola dos agricultores e, consequentemente, a melhoria da renda e a qualidade de vida na nossa comunidade”, enfatizou.

Multiplicação 

O produtor Abrão Espíndola Valadares, do assentamento Terra Prometida, localizado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, almeja multiplicar a produção da semente de qualidade do arroz. “Nesta área de meio hectare, devo colher 10 sacas de arroz, mas a intenção é replantar esse arroz para colher 500 sacas, e assim por diante”, projetou.

Já o presidente da Associação, Amauri Alves da Cruz, ressaltou a importância da ação do Governo do Tocantins no momento em que muitas famílias produtoras passam por dificuldades. “Só temos a agradecer, pois muitos não têm dinheiro para comprar a semente e aqui foram beneficiadas 25 pessoas”, destacou.

O gerente de Fomento Produtivo à Agricultura Familiar da Seagro, Simey Araújo Sousa, afirmou que a Seagro busca atender pequenos e médios produtores com essa ação. “Essa iniciativa do Governo do Estado contempla a grande maioria dos pequenos e médios produtores, promovendo a segurança alimentar e a geração de renda nas comunidades rurais dos 139 municípios tocantinenses”, ressaltou.

Leia Também:  Professora Isélia Lopes é homenageada por Mantoan na Aleto

Programa Mesa Farta

A aquisição das sementes foi realizada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e distribuídas pela Seagro.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Wanderlei Barbosa visita obras da Agrotins, anuncia atrações e praia permanente dentro do parque

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, começou a semana visitando as obras da tão esperada Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a maior feira agrotecnológica do Norte do Brasil (Agrotins 2024), acompanhado do secretário da Agricultura Jaime Café.

Durante a visita, o Chefe do Executivo Estadual constatou que as obras avançam a todo vapor e aproveitou para anunciar as atrações da 24ª edição da feira. Entre os destaques estão os artistas Humberto e Ronaldo, Di Paulo e Paulino e Dorgival Dantas.

Além disso, o governador ressaltou o projeto inovador de uma praia permanente dentro do parque. Esta estrutura será disponibilizada para a população durante todo o ano.

A Agrotins promete superar a marca de R$ 3 bilhões em vendas. Neste ano, o evento destacará a bioeconomia como um fator impulsionador do agronegócio sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  SENAR abre inscrições para novas vagas no Projeto ABC Cerrado
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA