PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGRONEGÓCIO

Agricultores de Araguaína apostam na produção de abacaxi

Pela primeira vez, 18 pequenas propriedades estão destinando cerca de 50 hectares para o plantio da fruta

Publicado em

Agricultores familiares da Associação dos Produtores Rurais dos Três Riachos, em Araguaína, se preparam para iniciar o plantio de abacaxi na região. Segundo o presidente da Associação, Wil-Enes Sousa, a área onde antes havia apenas pastagem será destinada pela primeira vez à produção de frutos.

 

A ideia do plantio veio depois do incentivo de um vizinho de propriedade. “Um vizinho da comunidade fez o plantio e teve uma ótima produção neste ano. Foi ele quem nos incentivou e negociou as mudas para iniciarmos o cultivo”, comentou Sousa. A decisão foi influenciada também pela facilidade de produção, que não exige do produtor o uso de técnicas complicadas, e do alto índice de aceitação dos frutos no mercado local ou na venda direta em feiras livres.

 

Inicialmente serão cerca de 50 hectares de terra, o que corresponde a 500.000 metros quadrados, e a expectativa é de que a produção no local chegue a 1.250.000 frutos. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada hectare de lavoura de abacaxi pode produzir cerca de 25 mil frutos em condições climáticas favoráveis.

Leia Também:  Produtores rurais tem até sexta para renegociar dívidas do crédito fundiário

 

A comunidade Três Riachos conta com 30 agricultores familiares. Segundo o engenheiro agrícola da Prefeitura, Luís Eduardo Tolentino, nesta etapa, 18 deles resolveram apostar no plantio de abacaxis. “Cada produtor beneficiou uma área de 2 a 3 hectares”, comentou.

 

Antes de iniciar o plantio, a terra foi preparada com o gradeamento e os pequenos produtores executaram o preparo da terra, facilitando o plantio e aumentando a renda.

 

Produção
A produção de abacaxis em 2016 no Estado tem estimativa de 75 milhões de frutos. Desses, segundo dados da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), 90% serão comercializados com outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Os agricultores familiares representam atualmente cerca de 60% dos produtores de abacaxi no Tocantins, com cerca de 35 milhões de frutos produzidos no ano passado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Rayley Luzza, superintendente SENAR Tocantins, integra comitiva do Sistema CNA/SENAR na COP 30 em Belém

Published

on

O Sistema CNA/Senar iniciou nesta segunda-feira sua programação oficial na AgriZone da COP 30. A Confederação inaugurou o Pavilhão AgroBrasil, espaço que vai apresentar a produção agropecuária brasileira.

Integrante da comitiva, a superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, participa das agendas do Sistema:

“É uma honra integrar a comitiva do Sistema CNA/SENAR em um espaço como a COP. Aqui, o mundo está debatendo o futuro  e nós mostramos que o agro brasileiro faz parte da solução. Temos dados, tecnologias e resultados concretos que comprovam que é possível produzir com eficiência e sustentabilidade”, destacou Rayley Luzza.

Durante a programação do Pavilhão, serão realizados dias temáticos, com painéis, debates, apresentações técnicas, conteúdos, vídeos, demonstrações de tecnologias e divulgação de estudos que mostram como o campo brasileiro produz com eficiência, responsabilidade e ciência aplicada.

A Carreta Agro pelo Brasil também estará presente na AgriZone, conectando público e instituições com experiências reais do agro nacional.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Dia de Campo apresenta boas práticas agrícolas na cultura da mandioca irrigada
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA