PALMAS

AGRONEGÓCIO

Agricultura e Embrapa capacitam extensionistas para uso da plataforma digital Geomatopiba

Publicado em

AGRONEGÓCIO


A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com a Embrapa Territorial, inicia curso online de capacitação dos extensionistas rurais para uso da plataforma digital Geomatopiba, visando o planejamento e execução de ações do agronegócio, no qual compõe os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O curso ocorre em duas etapas (13 e 14 de outubro) para as turmas A e B; e, posteriormente, nos dias (20 e 21 de outubro), para as turmas C e D.

O curso é direcionado aos técnicos de Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Essa é a primeira capacitação fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Estado e a Embrapa Territoria, por um prazo de 5 anos, com o objetivo de fortalecer a assistência técnica e extensão rural do Tocantins referente à plataforma de Inteligência Territorial Estratégica para a região do Matopiba.

De acordo com a gerente de Agricultura da Seagro, Eliane Lagares, o curso sobre GeoMatopiba é essencial para os extensionistas do Estado, pois irá contribuir para o uso da plataforma que reúne dados e informações, em base territorial, capazes de apoiar a execução dos trabalhos realizados pela Seagro e pelo Ruraltins. “É uma plataforma de suma importância que reúne um amplo conjunto de informações espaciais sobre o território do Matopiba”, ressaltou.

Leia Também:  SSA é considerada a melhor em aves e suínos do Brasil

A ferramenta digital está disponível no site da Secretaria da Agricultura: seagro.to.gov.br, de forma interativa e integrada com mapas e dados sobre o Matopiba.

A nova ferramenta traz como principal diferencial painéis interativos de navegação guiada sobre temas relevantes ao desenvolvimento da região, incluindo produção agropecuária, crédito rural, empregos formais e tecnologias da Embrapa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Técnicos do Ruraltins e produtores rurais participam de dia de campo com foco na produção de ovos

Publicados

em


A Granja Matinha, propriedade do produtor José Carlos da Silva, situada em Gurupi, recebeu nesta quarta-feira, 20 de outubro, técnicos do Ruraltins e agricultores familiares para um Dia de Campo sobre aves de postura. 

A ação incluiu palestra sobre sistema de produção de ovos caipira, ministrada pelo extensionista e zootecnista, Hélio de Souza, além de uma visita técnica às instalações da Granja, onde são criadas seis mil galinhas, 90% poedeiras, das raças Isa Brown e Nova Gen. A produção média gira em torno de cinco mil ovos/dia.

O Dia de Campo cumpre metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( Mapa), que assiste 800 famílias de agricultores familiares com renda de zero a quatro salários mínimos, e conta com a participação de 100 técnicos que prestam assistência técnica, acompanhando de perto o desenvolvimento das atividades do agricultor participante, além de promover a implantação de Unidades de Referências Tecnológicas (URTs), a realização de capacitações e dias de campo.

Na Granja são criadas seis mil galinhas, 90% poedeiras, das raças Isa Brown e Nova Gen. A produção média gira em torno de cinco mil ovos/dia. – Lúcia Brito

A ação incluiu palestra sobre sistema de produção de ovos caipira e visita técnica – Ruraltins

A Granja Matinha, propriedade do produtor José Carlos da Silva, situada em Gurupi, recebeu técnicos do Ruraltins e agricultores familiares. – Ruraltins

Leia Também:  Projeto estuda doença que ataca o tambaqui

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA