AGRONEGÓCIO
Agricultura e parceiros realizam evento sobre ovinocultura em Aliança do Tocantins
O evento faz parte das ações para promover o setor de ovinocultura no Estado. A oficina será realizada em Aliança do Tocantins.
Os produtores, técnicos e integrantes de cooperativas participam na próxima terça-feira, 28, da “Oficina de Concertação da Ovinocultura”, no salão paroquial de Aliança do Tocantins, região Sul do Estado. O evento faz parte das ações para o setor promovido pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), prefeitura de Aliança, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cooperativas, sindicatos, dentre outros.
Na oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer, como exemplo, como é a produção da Cooperativa dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Floresta do Estado do Pernambuco (PE). Na sequência acontece a palestra sobre: “Ovinocultura: experiências com cadeia produtivas em formação”, ministrada pelo pesquisador e coordenador da Rota do Cordeiro da Embrapa, Octavio Rossi de Morais.
Na programação constam ainda os trabalhos em grupo, para designar as ações direcionadas a cada instituição envolvida. Segundo a diretora de Políticas Públicas para Pecuária da Seagro, Érika Jardim, a oficina é justamente para que todas as entidades possam planejar ações futuras para a cadeia produtiva da ovinocultura no Tocantins. “A intenção do concerto é, justamente, propor a harmonia, ou seja, a sincronia entre os envolvidos para que, juntos, possam desenvolver ações para impulsionar a cadeia produtiva de criação de ovinos, como suporte para atender o fornecimento de abate de animais ao futuro frigorífico de Aliança”, argumenta.
Atividades
No final da oficina ficará definida a responsabilidade de cada órgão para a execução das atividades nos próximos anos para o desenvolvimento da cadeia produtiva de ovinos.
Participam da oficina, representantes da Seagro, prefeitura de Aliança, Ruraltins, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Sindicato Rural de Aliança, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Sistema OCB/TO, Sebrae, Embrapa e as empresas Phostins e consultora agropecuária (Agro-ootec) e MB Parceiros.
AGRONEGÓCIO
APROEST cumpre agenda em Brasília para fortalecer agricultura irrigada
Na manhã desta última terça-feira, 3, o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins – APROEST, Wagno Milhomem, participou de uma reunião com o senador Eduardo Gomes (PL) e sua equipe no gabinete do parlamentar, em Brasília. Durante o encontro, foram apresentados projetos prioritários para o desenvolvimento da infraestrutura hídrica da região do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Entre os destaques estão três barragens elevatórias, a barragem P8 e duas pontes.
Outro ponto relevante discutido foi a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Polo, que visa fomentar o crescimento integrado e equilibrado da região. O presidente da APROEST, Wagno Milhomem, destacou o empenho na obtenção de recurso para fortalecer a agricultura irrigada.
“Estamos trabalhando para garantir investimentos que transformarão o potencial do Polo em realidade, beneficiando diretamente os produtores e a população da região.” O senador Eduardo Gomes reafirmou seu compromisso em buscar os recursos necessários para a conclusão das obras, dando continuidade ao apoio que resultou na construção de 14 barragens elevatórias em execução pela CODEVASF.
A reunião contou com a participação dos assessores parlamentares João Bosco da Silva, Mauro Conde Soares e Eliomar dos Santos Correia, coordenador de Orçamento.
Diálogo sobre alterações no Código Florestal
Durante o dia, o presidente da Aproest se reuniu com o Deputado Federal Ricardo Ayres (Republicanos), na Câmara dos Deputados, para discutir o Projeto de Lei nº 5.725/23. A proposta sugere alterações no Código Florestal Brasileiro, buscando regularizar autorizações concedidas até 2015 pelo Naturatins e por órgãos licenciadores de outros estados para realocação de reservas legais fora da propriedade.
No encontro, foram abordadas também questões relacionadas à ampliação da produção agrícola nos municípios do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Ricardo Ayres manifestou seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio tocantinense e confirmou sua intenção de visitar a região em fevereiro do próximo ano. Na ocasião, participará de um evento promovido pela Aproest, com data a ser confirmada, para ouvir os seus associados.
Parcerias estratégicas para o desenvolvimento regional
Ainda na agenda, foram tratadas iniciativas em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), representado por Luciano Menezes e Tatiana. Estas ações visam fortalecer o reconhecimento do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins e consolidar a formação de um grupo gestor composto por representantes de instituições públicas e privadas. O objetivo é atrair recursos federais para projetos estruturantes que promovam o crescimento sustentável e ampliem a produção agrícola.
Estiveram presentes na reunião: Mariete Milhomem, esposa de Wagno Milhomem; Adrian da Silva, consultor ambiental e os representantes do MIDR.
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edital 490
-
Estado7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa abre 1° Fórum de Mineração do Tocantins e destaca que o estado é a nova fronteira mineral do país
-
SAÚDE4 dias atrás
Governo do Tocantins mantém cirurgias eletivas e realiza mais de 16 mil procedimentos em 2024
-
GERAL7 dias atrás
Palmas foi a capital com maior nível de ocupação no Brasil em 2023
-
SAÚDE7 dias atrás
Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre HIV
-
Estado5 dias atrás
Mais de 217 mil tocantinenses saíram da pobreza e 51 mil da extrema pobreza na gestão Wanderlei Barbosa
-
Estado4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa recebe helicóptero Esquilo B2 para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Investir o 13º salário em imóveis é uma aposta segura e inteligente, dizem especialistas