PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Arroz é tema de dia de campo e de seminário no Tocantins

O arroz é um dos principais grãos produzidos no Tocantins. A região onde acontecerão os eventos, no Sudoeste do estado, destaca-se pelo cultivo de arroz irrigado.

Publicado em

Na próxima semana, dois eventos relacionados à cultura do arroz acontecerão no interior do Tocantins. Um dia de campo está marcado para 15 de junho, quarta-feira, em Formoso do Araguaia; e um seminário para os dois dias seguintes em Lagoa da Confusão. A Embrapa estará presente em ambos.

 

O dia de campo é sobre manejo da palha de arroz irrigado com rolo-faca e nele serão apresentados resultados de trabalho com essa tecnologia. Estão programadas três palestras: interação máquina-solo-palha de arroz visando ao plantio da soja; manejo sustentável da palha de arroz irrigado; e teores de matéria orgânica em razão dos sistemas de manejo. Os temas serão abordados, respectivamente, pelos pesquisadores José Geraldo da Silva, Alberto Baeta dos Santos e Mellissa Ananias Soler da Silva, da Embrapa Arroz e Feijão. No linkhttps://www.youtube.com/watch?v=vZwY2VZbCoo, há um vídeo sobre rolo-faca.

 

Já o 8º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Tocantins, realização do Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins (Sindiato), envolverá diversas instituições que trabalham com a cultura. Sob a responsabilidade da Embrapa, serão seis palestras: agroclimatologia para a cultura do arroz (com Balbino Antônio Evangelista, da Embrapa Pesca e Aquicultura); inovações no manejo de doenças do arroz (com Marta Cristina Corsi de Filippi, da Embrapa Arroz e Feijão); benefício do uso da tecnologia do rolo-faca para eliminar a queima da palha em áreas de produção de arroz no Tocantins (com Alberto Baeta dos Santos); manejo do solo e sistema de plantio na emissão de gases de efeito estufa e no estoque de carbono em várzea (com Mellissa Ananias Soler da Silva); novas cultivares de arroz para condições tropicais (com Paula Pereira Torga, da Embrapa Arroz e Feijão); e ações de transferência de tecnologias para o aumento de produtividade e competitividade da cultura do arroz no Tocantins (com Bernardo Mendes dos Santos, também da Embrapa Arroz e Feijão).

Leia Também:  Projeto da Escola de Tempo Integral Agrotins ganha força com respaldo da Câmara de Palmas

 

O arroz é um dos principais grãos produzidos no Tocantins, juntamente com a soja e o milho. A região onde acontecerão os eventos, no Sudoeste do estado, destaca-se pelo cultivo de arroz irrigado. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins é o terceiro produtor de arroz no país, atrás do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Serviço:

 

1) O que: Dia de campo sobre manejo da palha de arroz irrigado com rolo-faca

Quando: 15/06 das 8h às 10h

Onde: área de produção da empresa Talismã Sementes (Formoso do Araguaia-TO, etapa II do projeto, módulo F13)

 

2) O que: 8º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Tocantins

Quando: 16/06 das 8h às 19h e 17/06 das 8h às 12h

Onde: Centro Cultural Leda Bernandon, Av. Vitorino Panta, Lagoa da Confusão-TO

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

APROEST cumpre agenda em Brasília para fortalecer agricultura irrigada

Published

on

Na manhã desta última terça-feira, 3, o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins – APROEST, Wagno Milhomem, participou de uma reunião com o senador Eduardo Gomes (PL) e sua equipe no gabinete do parlamentar, em Brasília. Durante o encontro, foram apresentados projetos prioritários para o desenvolvimento da infraestrutura hídrica da região do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Entre os destaques estão três barragens elevatórias, a barragem P8 e duas pontes.

Outro ponto relevante discutido foi a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Polo, que visa fomentar o crescimento integrado e equilibrado da região. O presidente da APROEST, Wagno Milhomem, destacou o empenho na obtenção de recurso para fortalecer a agricultura irrigada.

“Estamos trabalhando para garantir investimentos que transformarão o potencial do Polo em realidade, beneficiando diretamente os produtores e a população da região.” O senador Eduardo Gomes reafirmou seu compromisso em buscar os recursos necessários para a conclusão das obras, dando continuidade ao apoio que resultou na construção de 14 barragens elevatórias em execução pela CODEVASF.

Leia Também:  Evento sobre milho e sorgo tem início em Palmas

A reunião contou com a participação dos assessores parlamentares João Bosco da Silva, Mauro Conde Soares e Eliomar dos Santos Correia, coordenador de Orçamento.

Diálogo sobre alterações no Código Florestal

Durante o dia, o presidente da Aproest se reuniu com o Deputado Federal Ricardo Ayres (Republicanos), na Câmara dos Deputados, para discutir o Projeto de Lei nº 5.725/23. A proposta sugere alterações no Código Florestal Brasileiro, buscando regularizar autorizações concedidas até 2015 pelo Naturatins e por órgãos licenciadores de outros estados para realocação de reservas legais fora da propriedade.

No encontro, foram abordadas também questões relacionadas à ampliação da produção agrícola nos municípios do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Ricardo Ayres manifestou seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio tocantinense e confirmou sua intenção de visitar a região em fevereiro do próximo ano. Na ocasião, participará de um evento promovido pela Aproest, com data a ser confirmada, para ouvir os seus associados.

Parcerias estratégicas para o desenvolvimento regional

Ainda na agenda, foram tratadas iniciativas em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), representado por Luciano Menezes e Tatiana. Estas ações visam fortalecer o reconhecimento do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins e consolidar a formação de um grupo gestor composto por representantes de instituições públicas e privadas. O objetivo é atrair recursos federais para projetos estruturantes que promovam o crescimento sustentável e ampliem a produção agrícola.

Leia Também:  Projeto da Escola de Tempo Integral Agrotins ganha força com respaldo da Câmara de Palmas

Estiveram presentes na reunião: Mariete Milhomem, esposa de Wagno Milhomem; Adrian da Silva, consultor ambiental e os representantes do MIDR.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA