PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

NOVA FASE

Cerca de 96% das propriedades declaradas na Adapec são para explorações pecuárias

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), divulgou na tarde dessa terça-feira, 12, o resultado da segunda etapa da campanha de declaração de informações pecuárias realizada entre os dias 1° de novembro e 11 de dezembro. Foram contabilizadas 115.924 declarações de explorações pecuárias, um índice de 96,1%. Já o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) chegou a 11.324.395 cabeças.

De acordo com as informações declaradas pelos produtores rurais, o Tocantins conta com 191.430 suínos; 89.459 ovinos; 9.830 caprinos; 192.408 equídeos e 1.889.710 de aves de subsistência. Já o rebanho de bovídeos, que ultrapassou os 11,3 milhões de cabeças, possui cinco municípios como destaques, sendo eles: Araguaçu, com 487.469 cabeças; seguido por Formoso do Araguaia, com 328.190; em terceiro colocado está Araguaína, com 290.942 bovídeos; Peixe conta com 287.594 cabeças; e Arraias 281.522 bovídeos.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, os produtores rurais aos poucos estão se adaptando a esta nova fase após o fim da vacinação contra a febre aftosa. “Os produtores rurais tocantinenses sempre foram responsáveis com as obrigações pecuárias e queremos agradecer a todos pela dedicação, pois esta declaração é fundamental para a manutenção dos nossos status sanitários”, afirma o presidente.

Leia Também:  Adapec libera cotonicultores a realizarem o plantio de algodão no Tocantins a partir da próxima terça-feira

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, explica que o produtor que deixou de fazer a declaração de informações pecuárias na campanha será multado em R$ 127,69 por propriedade, terá a ficha cadastral bloqueada e será impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização perante a Agência.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Farm Day Fazendão

Published

on

A Farm Day é a  feira de agronegócios promovida pela Empresa Fazendão Agronegócios e conta com o apoio do Sebrae.

Com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do setor do agronegócio, por meio da integração entre produtores, pesquisadores, empresas e instituições, a Farm Day trará renomados especialistas, com expertise em setores como economia tocantinense, fertilidade do solo, perspectiva para o agro em 2025, gestão de mercado para área agrícola e mudanças climáticas, que conduzirão palestras.

Entre os palestrantes estão:  Júlio César da Cunha (economista Banco do Brasil; Alexandre Mendonça de Barro (engenheiro agrônomo, doutor em economia e sócio da MB Agro);  Henrique Maluf (pesquisador e doutor em ciência do solo pela Universidade Federal de Lavras); Claudinei Frediani (assessor de investimentos da XP Investimentos) e Luiz Carlos Molion (físico e meteorologista). Acontecerão também os painéis “Mulheres do Agro” e “A Integração entre Agricultura, Pecuária e Mercado”, este último será mediado pelo sócio-diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti.

No sábado, dia 8, a partir das 14h, acontece o Leilão Nelore Fazendão, organizado pela Estância Bahia e com transmissão ao vivo pelo Canal do Criador.

Leia Também:  Nota aberta à população tocantinense do Ex-secretário de Saúde Afonso Piva

“A ideia de trazer o leilão é integrar lavoura pecuária, trazer o produtor para mais perto. A Farm Day é um ecossistema preparado para que o produtor consiga melhorar seu poder de decisão”, pontua Volney Aquino, CEO da Fazendão Agronegócios, realizadora da Farm Day.

Em 2024, a feira ultrapassou a marca de 220 milhões de reais em negócios realizados em dois dias de evento. Para a edição de 2025, a expectativa é ultrapassar 250 milhões de reais em negócios.

Para a  3º Farm Day são esperados mais de 70 expositores e milhares de visitantes, consolidando a feira como de suma importância para impulsionar o progresso da comunidade local, fortalecer a economia regional e estimular o crescimento de toda a cadeia do agronegócio tocantinense.

O ingresso para a Farm Day é gratuito e o credenciamento pode ser feito pelo site: https://farmdayfazendao.com

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA