Agronegócio nacional
Com o apoio da Aprosoja, produtores do Tocantins adotam práticas produtivas sustentáveis

Nos últimos anos, o Tocantins tem se tornado destaque no agronegócio nacional, alcançando o primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024 na categoria Potencial de Mercado, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado tem demonstrado que é possível impulsionar a produção agrícola ao mesmo tempo em que se adota um modelo de desenvolvimento sustentável, com práticas que buscam equilibrar a produtividade e a preservação ambiental.
O crescimento do setor é impulsionado não apenas pelos investimentos em novas tecnologias, mas também pela ampliação das áreas cultivadas e pela melhoria contínua da infraestrutura logística, fatores que tornam o Estado cada vez mais competitivo, tanto no mercado nacional quanto internacional.
A Aprosoja Tocantins tem incentivado os produtores a adotarem práticas que asseguram a preservação dos recursos naturais, sem abrir mão do aumento da produtividade. Eduardo Archer, produtor de Silvanópolis e associado da Aprosoja, é um exemplo dessa integração entre práticas sustentáveis e aumento da produtividade. Ele investe na recuperação das pastagens com técnicas como gradagem e correção do solo. “Na nossa fazenda, fazemos a recuperação de pastagens com a devida correção do solo e implantamos o capim desejado. Após isso, o segredo é o manejo correto do gado e as adubações para evitar a degradação das pastagens”, explica.
Eduardo também adota a rotação de culturas, mas, como ele mesmo aponta, a realidade local nem sempre permite a implementação completa da prática. “A rotação de culturas, conforme manda a cartilha, é um desafio. No nosso caso, não conseguimos fazer 100%, mas conseguimos manter uma cobertura vegetal praticamente o ano inteiro com braquiária e milheto, o que tem ajudado a proteger o solo”, afirma.
Archer destaca ainda que um dos maiores desafios do Tocantins é a diversidade de solos. “Em uma mesma propriedade, você pode ter solos arenosos, pedras e áreas com bom teor de argila, o que exige um manejo mais específico. Além disso, o regime de chuvas, que varia conforme os fenômenos de El Niño ou La Niña, exige que estejamos sempre atentos e preparados”, comenta.
A adoção de bioinsumos também tem sido uma das alternativas encontradas pelo produtor para reduzir o uso de defensivos químicos. “Estamos investindo na produção de bioinsumos diretamente na fazenda, com grande expectativa de usá-los nas pastagens e nas lavouras. Tenho visto bons resultados nas propriedades que adotaram esses métodos, principalmente no controle de pragas. A redução de químicos não só é benéfica para o meio ambiente, como também pode melhorar a produtividade”, revela.
Caroline Barcellos, presidente da Aprosoja Tocantins, reforça o papel institucional da associação em apoiar os produtores na transição para práticas mais responsáveis e sustentáveis. “A Aprosoja Tocantins tem se dedicado a oferecer suporte técnico, capacitação e disseminação de boas práticas agrícolas. Nosso trabalho é garantir que os produtores tenham acesso a inovações tecnológicas que possibilitem o aumento da produtividade de maneira sustentável. A sustentabilidade no campo é essencial para garantir que a atividade agropecuária no estado seja não apenas rentável, mas também responsável”, afirma Caroline.
Caroline também destaca a importância da troca de experiências entre os produtores para o sucesso da transição para práticas mais sustentáveis. “Acreditamos que o compartilhamento de conhecimentos é uma das formas mais eficazes de promover a sustentabilidade na agricultura. Com o apoio da Aprosoja, os produtores têm acesso a inovações que os ajudam a enfrentar os desafios do campo, otimizando o uso dos recursos naturais e minimizando o impacto ambiental”, explica Caroline.

AGRONEGÓCIO
Deputado Luciano destaca força do agro tocantinense no lançamento da Agrotins 2025

O parlamentar participou do lançamento da Agrotins 2025, destacando a modernização do agro, o fortalecimento dos produtores rurais e investimentos no setor.
“O crescimento do agro é a base da nossa economia e a Agrotins é a prova de que nosso estado está no caminho certo. O Governo do Tocantins e a Assembleia estão trabalhando em conjunto para garantir que o produtor rural tenha cada vez mais apoio, segurança e oportunidades para crescer”, destacou o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) no lançamento da Agrotins na segunda-feira, 31.
Defensor do homem do campo e do setor agropecuário, o parlamentar ressaltou a importância da feira para o desenvolvimento econômico do estado e para a valorização dos trabalhadores rurais. “A Agrotins é a vitrine do nosso potencial produtivo e mostra a força do agro tocantinense. Aqui, nossos produtores têm a oportunidade de conhecer novas ferramentas, trocar experiências e fazer negócios. Tudo isso, impulsiona o desenvolvimento do setor. Estarei sempre ao lado dos homens e mulheres do campo para garantir avanços e conquistas”, afirmou Luciano.
Com o tema “AgroEvolução”, a feira será realizada entre os dias 13 e 17 de maio, e deve movimentar todo o estado, reunindo mais de 5 mil agricultores familiares de associações, cooperativas e comunidades agrícolas. Além disso, expositores, técnicos e estudantes de escolas agrícolas de diversos assentamentos e distritos dos 139 municípios tocantinenses também marcam presença no evento.
FAET/SENAR
No fim da tarde de segunda, 31, o deputado também acompanhou o lançamento da Pedra Fundamental e a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da nova sede do sistema FAET/SENAR, na 110 Norte, em Palmas. A estrutura será um ponto de apoio essencial para capacitação, formação técnica e suporte ao trabalhador rural. “Essa sede representa um avanço estratégico para o setor. Nosso produtor precisa de conhecimento e estrutura para crescer. Parabenizo o presidente Paulo Carneiro pela iniciativa, esse investimento vai garantir que o agro tocantinense continue evoluindo”, destacou o parlamentar.
-
PUBLICIDADE LEGAL4 dias atrás
Demonstrações Contábeis da Empresa AgroSB Agropecuária S/A
-
NEGÓCIOS4 dias atrás
Banquete Empresarial discutirá o impacto da Inteligência Artificial na liderança
-
PUBLICIDADE LEGAL6 dias atrás
Edital de Citação
-
Estado4 dias atrás
Governo do Tocantins recebe suporte de 155 mil euros da União Europeia para implementação do Selo Verde CAR 2.0
-
FLASH SOCIAL6 dias atrás
Feliz Aniversário, Apóstola Vera!
-
BRASIL4 dias atrás
Banco da Amazônia atinge marca histórica em crédito e reforça protagonismo no desenvolvimento sustentável da região
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição Digital de 29 de Março de 2025
-
Estado3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa destaca fortalecimento do agronegócio durante o lançamento da obra da nova sede da Faet/Senar