PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Continuam diagnósticos da pesca artesanal no Rio Araguaia

O projeto tem como objetivo conhecer as tecnologias de petrechos de captura; embarcações; forma de pesca e conservação de pescado a bordo ao sistema pesqueiro continental do Rio Araguaia, do lado tocantinense.

Publicado em

As atividades do diagnóstico realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Embrapa Pesca e Aquicultura e parceiros continuam nesta semana, desta terça-feira, 31 até sexta, 3, nos municípios de Xambioá e Araguanã para levantar informações sobre a pesca artesanal tocantinense no Rio Araguaia. Nesta terceira etapa, a equipe de técnicos estará nas colônias de pescadores Z-33, e Z-32, ambas na região do Bico do Papagaio. 

 

O projeto tem como objetivo conhecer as tecnologias de petrechos de captura; embarcações; forma de pesca e conservação de pescado a bordo ao sistema pesqueiro continental do Rio Araguaia, do lado tocantinense. Segundo o gerente de pesca da Seagro, Thiago Fontolan Tardivo, o levantamento servirá de suporte para ações de politicas públicas do governo do Estado. “Mais uma vez iremos a campo para dar continuidade a pesquisa e conhecer melhor essa atividade pesqueira no Estado, além de buscar as condições para fomentar a pesca tocantinense”, argumentou.

 

O levantamento é realizado em três fases de atuação: Plano de Gestão; Diagnóstico Participativo e Adaptação Tecnológica. A pesquisa acontece em 14 municípios à beira do Rio Araguaia. O Tocantins possui um total de 7.033 pescadores, em 37 colônias.  A previsão é que a pesquisa seja finalizada, em 2018. 

Leia Também:  Setor agropecuário do Tocantins apresenta pautas ao Governo do Estado

 

A pesquisa é resultado do convênio destinado ao projeto “Conhecimento e Adaptação Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Rio Araguaia”. Na pesquisa participam a Seagro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

 

Próximas visitas

As próximas visitas estão previstas para: Lagoa da Confusão e Pium (junho), Araguacema e Santa Fé do Araguaia (julho), Garimpinho, Pau D´arco e Caseara, e por último Formoso do Araguaia (agosto).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Capital do Agro tem novo secretário de Agricultura e foco segue fortalecer pequenos e grandes produtores rurais

Published

on

Fernando Windlin, o novo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Nacional, assumiu o cargo com o compromisso renovado de fortalecer o setor agrícola, incentivando os produtores e expandindo as iniciativas de sustentabilidade. Fernando, que desempenhou o papel de secretário de Cultura e Turismo desde 2021, agora está em um novo desafio. Graduado em biologia, sempre viveu no campo, acumulando uma vasta experiência com máquinas e produção agrícola.

Agora, ele comanda a pasta da atividade que se tornou a mola propulsora da economia portuense e também do Tocantins. Tricampeão estadual em exportações, a cidade vendeu para o exterior mais de US$ 1,6 bilhões nos últimos três anos (quase R$ 10 bilhões na cotação desta quarta-feira, 12 de março).

“É uma nova missão que o prefeito me confiou e eu abracei, é uma área que eu me identifico e gosto muito, a expectativa está ótima. A população pode esperar de mim muita dedicação e muito compromisso. Estou ciente de que a agricultura é o alicerce da nossa economia e o fator crucial para a garantia da segurança alimentar. Com isso em mente, continuaremos a procurar inovações, aprimorar e assegurar que nossos agricultores possuam as habilidades necessárias para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirmou Fernando.

Leia Também:  Tocantins conquista reconhecimento nacional de livre de febre aftosa

Confira o currículo do novo secretário de Agricultura:

Formado em Biologia, 43 anos, casado e pai de dois filhos. Reside em Porto Nacional desde 1984 e chegou à cidade com apenas três anos. A família de Fernando veio atraída pela agricultura, é filho de agricultores e sempre foi criado no campo, tendo vasta experiência com máquinas e produção agrícola. Secretário de Cultura e Turismo em Porto Nacional de 2021 a 2025, é empresário no ramo de alimentação, corretor de imóveis com foco em imóveis rurais.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA