PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGRONEGÓCIO

Governador debate sobre o Matopiba com o Ministério da Agricultura

O ministro informou que o projeto será mantido, mas haverá adequações na estrutura, devido à realidade econômica que o país vive.

Publicado em

Com o ministro da Agricultura, Blairo Borges Maggi, o governador Marcelo Miranda retomou as discussões sobre o Projeto de Desenvolvimento do Matopiba. A reunião aconteceu nessa quinta-feira, 16, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a participação dos deputados federais Lázaro Botelho e César Halum.

 

O ministro informou que o projeto será mantido, mas haverá adequações na estrutura. Blairo Maggi explicou que o nível de investimento de recursos públicos previstos inicialmente está fora da realidade do momento econômico que o país vive. Uma nova proposta será levada em breve aos governadores dos estados envolvidos.

 

Na ocasião, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Clemente de Barros, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, pediram agilidade na liberação dos recursos de projetos em andamento no Mapa, voltados para agricultura de baixo carbono e extensão rural.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Com o 4º maior valor de produção de arroz do país, Lagoa da Confusão ocupa a 94ª posição entre os municípios mais ricos do agronegócio
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Governo do Tocantins fortalece agroindústrias da região sudeste com visitas técnicas e articulação de parcerias

Published

on

Com foco na expansão das cadeias produtivas e no fortalecimento das agroindústrias locais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou, na última sexta-feira, 4, uma série de visitas técnicas a empreendimentos agroindustriais na região sudeste do estado. Integraram a equipe da Sics o secretário Carlos Humberto Lima; o secretário-executivo Elenil da Penha; superintendentes e diretores da Pasta e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A agenda de trabalho teve início na Fazenda Piracema, localizada no município de Almas. O local é um complexo agroindustrial que reúne frigorífico de pescado, queijaria, criação de gado de leite e de corte, além de áreas dedicadas ao plantio e tratamento de eucalipto. O proprietário do empreendimento, Valtei Valadares Rosa, ressaltou a importância da presença do governo estadual como aliado no fortalecimento da produção local. “Mais uma vez, o governo sempre preocupado em entender as nossas demandas. Essa proximidade é essencial para que possamos crescer com segurança e apoio técnico, ampliando nossa capacidade de produção e geração de empregos”, afirmou.

Leia Também:  Clima e localização fazem do Tocantins uma das últimas fronteiras agrícolas do mundo

O secretário Carlos Humberto Lima destacou o papel estratégico das visitas técnicas como ferramenta de escuta ativa e formulação de políticas públicas eficientes. “A missão do Governo do Tocantins é estar presente nos territórios, ouvindo empresários, produtores e trabalhadores para identificar gargalos e potencializar soluções. Nossa intenção é contribuir para a expansão sustentável dessas cadeias produtivas, sempre em diálogo com o setor privado e os demais entes federativos”, pontuou.

Ainda no município de Almas, a equipe visitou o Grupo Atlântida, que opera na Fazenda Dedo de Deus. No local, a produção é voltada à piscicultura, com tanques para criação de peixes e uma fábrica de ração. Um novo frigorífico de pescado está em fase de construção e deve reforçar a capacidade produtiva do grupo nos próximos meses.

Em Dianópolis, o roteiro seguiu para o polo agroindustrial Fazenda Atlântida, também pertencente ao grupo, onde são cultivados algodão, milheto, soja, milho e eucalipto. O sócio do Grupo Atlântida, Marcelo Carassa, destacou os avanços e as expectativas com a retomada da produção de pescado e o fortalecimento das parcerias institucionais. “Para nós, é muito importante ter a presença do Governo do Tocantins como suporte, pois o nosso foco é diversificar e modernizar as operações, sempre alinhados às boas práticas e, assim, trazer mais desenvolvimento para região sudeste e levar o Tocantins a todos os cantos do Brasil”, afirmou.

Leia Também:  Seagro divulga regulamento sanitário para exposição de animais na Agrotins 2017

As visitas fazem parte da estratégia da Sics de ampliar o diálogo com empreendedores e produtores em todas as regiões do Tocantins, promovendo inclusão produtiva, inovação e desenvolvimento territorial sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA