AGRONEGÓCIO
Governo do Tocantins investe em gestão e planejamento com foco na economicidade

Comprometido com o incremento e modernização da gestão pública, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e Agência de Tecnologia da Informação (ATI), está realizando treinamentos com servidores do Executivo Estadual para utilização do Módulo de Compras Públicas do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), o Plano de Contratações Anuais – PCA.
Finalizando a etapa de treinamentos, na manhã desta quinta-feira, 17, servidores de múltiplas diretorias da Secad participaram de uma capacitação para utilização do Plano de Compras, um dos módulos do Siga. O treinamento é uma ação que visa atender o inciso VII, do artigo 12 da Lei nº 14.133/2021, a qual estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
“O Governo do Estado está acompanhando toda a modernização da Administração Pública, pois assim, conseguimos agilidade e transparência nas movimentações e aquisições de patrimônio realizadas pelo Governo e, sobretudo, com a implementação do Siga à nossa Pasta, podemos contar com um mecanismo de aprimoramento de controle interno quanto aos gastos públicos”, ressalta o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica.
De acordo com o superintendente de Administração e Finanças, Cleomar Arruda, a Lei passa a vigorar em abril de 2023 e determina uma nova forma de realizar compras e contratações. “Todo o planejamento no processo de compras e contratações deverá ser realizado a partir deste novo sistema que garantirá uma otimização da gestão”, esclarece Arruda.
O gerente de Logística e Estudos Técnicos da Secad, Giordano Bruno Milhomem, pontua que a ferramenta é uma aliada para os processos de planejamento. “Nossa meta é fomentar o planejamento, proporcionando uma mudança de cultura em todo o Poder Executivo Estadual”, frisou.
O sistema será utilizado em todos os órgãos estaduais e cada setor designará um servidor demandante para inserir os planejamentos na plataforma. A expectativa é que as demandas para 2023 sejam encaminhadas, via sistema, até 30 de novembro de 2022.
Os servidores interessados em se capacitar quanto ao uso da nova ferramenta também podem realizar o treinamento por meio de videoaulas disponíveis no site www.ead.ati.to.gov.br
Para mais informações: (63) 3212-4584/ 3212-4554 ou por meio da Central de Serviços no endereço eletrônico: https://chamados.ati.to.gov.br

AGRONEGÓCIO
Tocantins tem quase 8 vezes mais gado que habitantes, aponta IBGE

De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2024, o Tocantins alcançou 11,6 milhões de cabeças de gado, o 9º maior rebanho do Brasil. O número é quase oito vezes maior que a população estadual (1,51 milhão de habitantes, segundo o Censo 2022).
O município de Araguaçu lidera o ranking com 521 mil cabeças, seguido de Formoso do Araguaia (338 mil), Araguaína (302 mil), Peixe (298 mil), Arraias (284 mil) e Paranã (273 mil). A menor marca é de Rio da Conceição, com 2.700 animais.
Outros rebanhos no estado
-
Aves: 7,36 milhões, sendo 2,78 milhões de galinhas. Darcinópolis responde por 2,18 milhões de galináceos, 80% da produção de ovos do estado.
-
Suínos: 191,2 mil cabeças; Porto Nacional lidera com 6.977.
-
Equinos: 166,1 mil, com destaque para Araguatins (5.639).
-
Ovinos: 98 mil.
-
Caprinos: 10 mil.
-
Bubalinos: 6,2 mil.
-
Codornas: apenas 351 no estado.
Produção de leite e ovos
O Tocantins produziu em 2024 419,5 milhões de litros de leite, com valor de R$ 1 bilhão, destacando-se Arraias (17,2 mil vacas ordenhadas), Arapoema e Colméia.
Foram produzidas 54,8 mil dúzias de ovos de galinha, sendo 43,8 mil apenas em Darcinópolis. O mel registrou 98 mil kg, com Araguaína, Nazaré e Palmas na liderança.
Aquicultura em alta
A produção de peixe somou 15,2 milhões de quilos, colocando o estado em 16º lugar no Brasil. O destaque foi Almas, 23ª no ranking nacional, com 7,1 milhões de kg, liderando a produção de espécies como piau e ocupando posição de destaque no tambaqui, matrinxã e pintado. Outros municípios como Dianópolis, Sítio Novo, Maurilândia, São Miguel e Taguatinga também apareceram entre os maiores produtores nacionais em diferentes espécies.
Os números mostram que o Tocantins consolida sua vocação agropecuária, com peso significativo tanto na pecuária bovina quanto na avicultura e aquicultura.
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeitura de Palmas promove capacitação sobre parcerias e convênios para servidores municipais
-
SAÚDE7 dias atrás
Medical Santa Thereza realiza a primeira plasmaférese do Tocantins
-
CIDADES7 dias atrás
Cavalgada de Peixe reúne milhares de pessoas com apoio do deputado Eduardo Fortes
-
PARLAMENTAR5 dias atrás
Assembleia Legislativa dá posse a novos servidores concursados
-
CIDADES6 dias atrás
Prefeitura de Piraquê entrega 60 títulos de propriedade em nova etapa do Programa Regulariza
-
POLÍCIA6 dias atrás
Coronel Cláudio Thomaz assume comando da Polícia Militar do Tocantins
-
Estado6 dias atrás
Governador Laurez nomeia filho Juarez Moreira como secretário de Esportes e Juventude
-
Estado7 dias atrás
Governo do Tocantins oferece cursos gratuitos de empreendedorismo em Palmas e Luzimangues