AGRONEGÓCIO
Governo do Tocantins realiza projeto Rota da Pecuária para alavancar setor no Estado
Com o objetivo de apresentar tecnologias de propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses, mostrar na prática as diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza pela primeira vez o projeto Rota da Pecuária.
Durante cinco dias, uma equipe de profissionais da Seagro, acompanhada por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituições privadas, consultores e produtores visitará algumas das principais fazendas de produção de gado de corte do Estado, com rebanhos puros ou comerciais. O projeto inicia na dia 27 de junho e segue ate o dia 1º de julho.
“Foram escolhidas propriedades que retratam os diferentes sistemas tecnológicos já adotados no Tocantins”, destaca o secretário da Seagro, Jaime Café, ressaltando que será uma semana de troca de experiências e muito conhecimento. Ele ressalta também que serão levantados dados como tecnologias adotadas, produtividade de @/hec/ano dentre outros dados zootécnicos e sempre atentos com sustentabilidade.
Dinâmica
No evento, organizados pela Seagro, serão realizadas visitas técnicas em sete propriedades que retratam os diferentes sistemas de tecnologias utilizadas no Tocantins. “Acreditamos que este projeto vai ampliar o conhecimento das técnicas e novidades da pecuária tocantinense, além de podermos disseminar essas informações para os pecuaristas de todo o Estado”, destaca o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos. “Investir nesta iniciativa é uma maneira de demonstrarmos as nossas soluções diferenciais e estarmos cada vez mais próximos dos pecuaristas, aumentando nosso relacionamento com toda a cadeia produtiva do setor”.
Participam do projeto a Fazenda Nova em Pedro Afonso – URT do projeto ABC Corte- Recria e Terminação de fêmeas em pasto rotacionado irrigado; Fazenda Araguaiana, em Araguatins – URT projeto ABC Corte – Recria e Terminação de machos – ILP; Fazenda Aviação, em Araguanã – Recria e Engorda de Macho – semi confinamento; Fazenda São Geraldo – Agrogem – Ciclo completo; Boa Fortuna – ciclo completo; Fazenda Cedro – Biotecnologia reprodutiva; e Fazenda Brilhant – Recria macho.
AGRONEGÓCIO
Na Seagro, deputado Luciano discute fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Tocantins
Encontro reuniu laticínios, sindicatos, técnicos da Fazenda e do Procon para debater o valor pago ao produtor, incentivos fiscais e ações conjuntas para fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins.
O deputado estadual Luciano Oliveira participou nesta terça-feira, 18, de uma reunião promovida pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), em Palmas, que reuniu representantes de 24 laticínios de diversas regiões do Estado, além de sindicatos e técnicos da Secretaria da Fazenda e do Procon-TO.
O encontro foi conduzido pelo diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, com o objetivo de discutir ações conjuntas para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, com foco na valorização dos produtores, geração de renda no campo e desenvolvimento sustentável do agronegócio tocantinense.
Durante a reunião, Luciano Oliveira destacou a importância do diálogo entre o poder público, os produtores e as indústrias, reafirmando seu compromisso com o setor leiteiro e com o fortalecimento da economia rural no Estado. “Governo, produtores e indústrias precisam caminhar juntos para que todos se sintam contemplados. Sigo na Assembleia Legislativa à disposição, buscando o que for melhor tanto para o produtor quanto para quem gera emprego e movimenta nossa economia. O que puder ser feito para ajudar e servir ao Tocantins, contem comigo”, afirmou o parlamentar.
Entre os principais temas debatidos estiveram a redução do ICMS sobre o leite e seus derivados, o acompanhamento da procedência dos produtos, o aperfeiçoamento da fiscalização, e a necessidade de um levantamento técnico detalhado sobre o setor, de modo a compreender os impactos atuais e projetar soluções de curto, médio e longo prazo.
Também foi discutido o valor do leite pago aos produtores rurais, buscando um alinhamento de propostas para equilibrar custos, melhorar a remuneração no campo e garantir competitividade à indústria. O debate avançou ainda sobre encaminhamentos técnicos e administrativos pertinentes ao setor, que serão acompanhados pela Seagro e pelas entidades representativas.
-
SAÚDE5 dias atrásAção do MPTO resulta em decisão que determina a regularização de medicamentos de alto custo no Tocantins
-
NEGÓCIOS10 horas atrás“Antes de jogar é preciso saber a origem da plataforma e para onde vai o seu dinheiro”, orienta diretor da Lototins
-
CIDADES6 dias atrásPrefeito de Figueirópolis decreta ponto facultativo após feriado da Consciência Negra e mantém serviços essenciais
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNa Seagro, deputado Luciano discute fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Tocantins
-
CIDADES4 dias atrásTocantins registra a segunda menor taxa de desemprego da Região Norte
-
SAÚDE1 dia atrásII Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia
-
PALMAS5 dias atrásPrefeitura de Palmas pagará salários de novembro e primeira parcela do 13º no dia 28
-
ECONOMIA5 dias atrásCom investimento de R$ 5,2 milhões, Programa Centelha 3 Tocantins abre inscrições para apoiar empreendedores e projetos inovadores




