AGRONEGÓCIO
Governo do Tocantins realiza Seminário da Mandiocultura em Santa Rita e Dia de Campo em Presidente Kennedy e Brasilândia
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), está empenhado em impulsionar a cadeia produtiva da Mandioca, e assim gerar renda e qualidade de vida ao agricultor familiar. Com o Convênio Arroz, Feijão e Mandioca, firmado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), e parceria com a prefeitura Municipal de Santa Rita, o Governo promoveu nesta quinta-feira, 17, o Seminário da Mandiocultura, para técnicos e produtores do município e região.
O encontro reuniu cerca de 170 participantes entre produtores e técnicos, que receberam orientações sobre a implantação e condução da lavoura de mandioca; controle do mato; situação, perspectiva de mercado e desafios; produção de mudas; casos de sucesso no cultivo irrigado; acesso ao crédito para agricultura familiar; e uso alternativo e oficina de tapioca coloridas.
O seminário contou com apoio e a participação de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ruraltins e apresentação do caso de sucesso de produtor de mandioca irrigada em Lajeado, Washington Martins.
No evento o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, acompanhado do vice Almir Batista, destacou a discussão como fundamental para levar conhecimento e desenvolvimento de tecnologia ao homem do campo, especialmente sobre o cultivo da mandioca.
Conforme explica o diretor de assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides, essa semana a equipe está trabalhando toda a cadeia da mandioca na parte de produção de matéria prima, uma vez que maioria das casas de farinha estão com déficit de produção pela falta de manivas.
“Não temos sementes para atender a demanda de produtores interessados na cadeia da mandioca, então a gente estabeleceu um triângulo. São três munícipios nesse raio de trabalho, Santa Rita, Brasilândia e Lajeado, que estão apoiando a cadeia, investindo em casa de farinha, investindo na capacitação, buscando manivas de qualidade, visitando os postos de produção, inclusive foram até Cruz das Almas [Bahia] conhecer a estrutura de produção de farinha e lá enxergaram um universo de dignidade, de receita, de fortalecimento. São produtores satisfeitos com a produtividade e a gente quer obviamente trazer isso para o Estado do Tocantins”, ressaltou.
O diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, reafirmou que “essa ação do convênio do arroz, feijão e mandioca visa fomentar essas culturas nas regiões como Santa Rita e Brasilândia. E a equipe da Embrapa está mostrando hoje toda a parte técnica, e os técnicos do Ruraltins que estão presentes vão poder repassar essas tecnologias de uma forma mais precisa a eles”, relatou.
O secretário de agricultura do município de Santa Rita do Tocantins, Josevaldo Ferreita Gomes, ressaltou que a gestão municipal já vem desenvolvendo um trabalho bem interessante nesse setor. “Desde o início da gestão da prefeita a gente tem trabalhado muito a questão da Mandiocultura por entender que é uma forma de melhorar a vida das famílias rurais garantindo renda e a sua permanência na terra. Estamos trabalhando com isso há três anos, fazemos parceria com os produtores, no inicio foi muito complicado a gente não tinha a matéria prima que é a rama, a semente, e plantamos uma unidade de reprodução de mudas. Hoje temos uma unidade de reprodução de mudas de 14 hectares com seis variedades plantadas e, com muita dificuldade, tivemos que fazer novas parcerias, além de trazer as mudas, a gente preparou de um a três hectares por produtor, sem custo nenhum limpamos, damos a primeira gradeada, jogamos o calcário de quem adquiriu o produto, enfim apoiamos os nossos produtores. E hoje com esse evento só temos que agradecer por estar recebendo esses palestrantes que são renomados e que vão engrandecer muito o conhecimento dos nossos produtores, do pessoal do nosso município e ate mesmo da nossa região do centro sul do estado”.
Brasilândia
Em Brasilândia, o Dia de Campo vai ocorrer nessa sexta-feira 18, a partir das 9 horas, na chácara Dois Corações, entre Brasilândia e Presidente Kennedy. No evento serão abordados, pela manhã, o cultivo de olericultura, e à tarde a cultura da mandioca.
Fonte: Geral Rural – GOV TO
AGRONEGÓCIO
Na Seagro, deputado Luciano discute fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Tocantins
Encontro reuniu laticínios, sindicatos, técnicos da Fazenda e do Procon para debater o valor pago ao produtor, incentivos fiscais e ações conjuntas para fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins.
O deputado estadual Luciano Oliveira participou nesta terça-feira, 18, de uma reunião promovida pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), em Palmas, que reuniu representantes de 24 laticínios de diversas regiões do Estado, além de sindicatos e técnicos da Secretaria da Fazenda e do Procon-TO.
O encontro foi conduzido pelo diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, com o objetivo de discutir ações conjuntas para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, com foco na valorização dos produtores, geração de renda no campo e desenvolvimento sustentável do agronegócio tocantinense.
Durante a reunião, Luciano Oliveira destacou a importância do diálogo entre o poder público, os produtores e as indústrias, reafirmando seu compromisso com o setor leiteiro e com o fortalecimento da economia rural no Estado. “Governo, produtores e indústrias precisam caminhar juntos para que todos se sintam contemplados. Sigo na Assembleia Legislativa à disposição, buscando o que for melhor tanto para o produtor quanto para quem gera emprego e movimenta nossa economia. O que puder ser feito para ajudar e servir ao Tocantins, contem comigo”, afirmou o parlamentar.
Entre os principais temas debatidos estiveram a redução do ICMS sobre o leite e seus derivados, o acompanhamento da procedência dos produtos, o aperfeiçoamento da fiscalização, e a necessidade de um levantamento técnico detalhado sobre o setor, de modo a compreender os impactos atuais e projetar soluções de curto, médio e longo prazo.
Também foi discutido o valor do leite pago aos produtores rurais, buscando um alinhamento de propostas para equilibrar custos, melhorar a remuneração no campo e garantir competitividade à indústria. O debate avançou ainda sobre encaminhamentos técnicos e administrativos pertinentes ao setor, que serão acompanhados pela Seagro e pelas entidades representativas.
-
SAÚDE5 dias atrásAção do MPTO resulta em decisão que determina a regularização de medicamentos de alto custo no Tocantins
-
NEGÓCIOS7 horas atrás“Antes de jogar é preciso saber a origem da plataforma e para onde vai o seu dinheiro”, orienta diretor da Lototins
-
CIDADES6 dias atrásPrefeito de Figueirópolis decreta ponto facultativo após feriado da Consciência Negra e mantém serviços essenciais
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNa Seagro, deputado Luciano discute fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Tocantins
-
CIDADES4 dias atrásTocantins registra a segunda menor taxa de desemprego da Região Norte
-
SAÚDE1 dia atrásII Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia
-
PALMAS5 dias atrásPrefeitura de Palmas pagará salários de novembro e primeira parcela do 13º no dia 28
-
ECONOMIA5 dias atrásCom investimento de R$ 5,2 milhões, Programa Centelha 3 Tocantins abre inscrições para apoiar empreendedores e projetos inovadores




